Embora Joanne Harris seja conhecida por escrever romances como Chocolate, em Gentleman and Players (ou Cheque ao Rei na versão portuguesa) a história centra-se sobretudo na obsessão pela vingança e na dedicação a uma profissão.
A narrativa desenvolve-se com o entrelaçar de três relatos de duas personagens – um velho professor e a actualidade / passado de um novo.
Embora o livro se centre neste jovem professor, a sua identiddade apenas nos é revelada no final. Filho do porteiro (bêbado e violento) de um colégio, e na ausência da mãe que fugiu para se encontrar a si própria, a adolescência foi marcada por estranhos acontecimentos. Apesar de viver no recinto da escola privada onde o pai trabalha, estuda numa estatal, onde é ridicularizado e marginalizado pelos colegas e professores. O tempo livre passa-o tentando pertencer ao mundo ao qual se julga de direito, e a pouco e pouco vai ultrapassando as barreiras de separação, vivendo a adrenalina da clandestinidade. Assim conhece aquele que se torna o seu melhor amigo – um rapaz inteligente, rebelde e manipulador; altura em que a obsessão do rapaz transferida da escola privada para o amigo que simboliza um superior estatuto social.
Anos mais tarde regressa ao colégio como professor, mas não com o objectivo de leccionar.
Os dados estão lançados, os relatos alternam-se assinalados por peças de xadrez, e cabe-nos a nós decifrar o puzzle com o evoluir da história.
Este é daqueles livros que se torna viciante, no qual a história vai sofrendo reviravoltas, algumas pouco expectáveis e embora não tenha entrado para a lista de obras predilectas, é sem dúvida recomendável para os apreciadores do género.
Gostei muito do Chocolat e do Blackberry Wine desta autora, mas não consegui achar piada a este. Acho que o género de escrita dela já começa a ser muito repetitivo. O mistério que só nos é desvendado no final, não era muito difícil de descobrir! 😛
Hum… para mim o melhor foi mesmo Holy Fools (na Corda Bamba em portugues, acho).
Mas sim, o género de escrita é um pouco repetitivo e tendo lido todos ou praticamente todos dela, mesmo assim, acho que este último está um pouco diferente dos restantes ao mudar um pouco de género 🙂
Por acaso ainda não li o Holy Fools, mas já o tenho em lista de espera.
Li todos os livros da Joanne, traduzidos para Portugues. Ou penso que li todos.
Quero saber se há mais algum que eu perdi.
Já Li:
Chocolate
Vinho de Amoras
O Segredo das Mares
Os Saltimbancos Sagrados
O quinto Quarto da Laranja
Os Sapatinhos Vermelhos
Caso tenha mais algum, diga-me por gentileza, nde encontrar.
Obrigada,
Nice
Bem, no Brasil não sei, em Portugal foram publicados os seguintes:
Danças & Contradanças
Sapatos de Rebuçado
Na Corda Bamba
A Praia Roubada
Vinho Mágico
Valete de Copas e Dama de Espadas
A Marca das Runas
Chocolate
Xeque ao Rei
A Cozinha Francesa
Cinco Quartos de Laranja
Do mercado Para a Sua Mesa
http://www.wook.pt/product/facets?palavras=joanne+harris
Cumprimentos