Os Monstros que nos habitam é a primeira antologia sobrenatural da Editorial Divergência. O lançamento ocorreu na maravilhosa Biblioteca de São Lázaro com apresentação pelo editor Pedro Cipriano e participação de alguns dos autores que contribuíram para o conjunto.

A antologia começa com um bom conto de elementos tradicionais de Nuno Ferreira, A Maldição de Odette Laurie, uma história de corrupção e redenção em que a população de uma aldeia ostraciza alguns dos seus habitantes por influência dos mais poderosos, mas com consequências catastróficas que irão perdurar por décadas.

Vento parado de Ângelo Teodoro traz-nos uma história de pesar pelo falecimento de alguém que se transforma numa história de fantasmas com reminiscências de acontecimentos passados.

Já em A Essência do Mal de Alexandra Torres, uma mulher fugindo de violência doméstica vê-se envolta numa maldição que irá sugar todas as suas energias, numa história envolvente e com pontos originais que se completa de forma bastante satisfatória para o leitor.

Genésis de Patrícia Morais centra-se numa jovem que pretende ser recebida como igual numa sociedade científica composta apenas por homens. As suas ambições serão postas de lado quando se confronta com os projectos megalómanos do seu antigo professor, uma personalidade pela qual tem imenso respeito e que a reconhece como uma cientista capaz. História feminista, apresenta elementos de histórias clássicas como Frankenstein ou A Ilha de Dr. Moreau.

Enquanto O Conto da Sereia de Soraia Matos nos traz uma realidade carregada de criaturas sobrenaturais onde se cruzam histórias familiares com antigas batalhas de influência, espionagem e poder, Páginas Assassinas de Carina Rosa apresenta uma história em que, um a um, vários jovens universitários vão aparecendo mortos. Mais arrepiante do que as mortes é a coincidência dos métodos com os contos que uma jovem vai escrevendo, quase em simultâneo.

Apresentando histórias bastante diferentes, representativas do que pode ser o género da Fantasia Sobrenatural, Os Monstros que nos habitam é uma das melhores antologias produzidas pela Editorial Divergência, tanto pela qualidade dos contos como pelo aspecto gráfico.