Tatuagem – Hernán Migoya, Bartolomé Seguí e Manuel Vázquez Montalbán

Tatuagem trata-se da adaptação do romance de Manuel Vázquez Montalbán, um livro policial que reconhece os seus próprios clichés no género e que os usa, citando e referindo os mais conhecidos investigadores policiais, como contraste para com a própria personagem.

A personagem principal é um homem que não perde a oportunidade de se aproximar de mais uma donzela, algo que partilha com o homem cuja identidade procura descobrir – um homem cujo corpo deu à costa com o rosto desfigurado, tendo apenas uma tatuagem como referência identificativa.

Viajando até à Holanda, o detective segue as passadas do homem, seguindo as características físicas gerais e aquela tatuagem – uma tatuagem que mostra um lado mais requintado do que um possível proxeneta e traficante, e que o levará a atravessar a Europa e a regressar à cidade de Barcelona.

Do ponto de vista visual, Tatuagem possui várias páginas com grande detalhe no desenho, ainda que este se apresente de forma a destacar o que tem de mais importante para a história que decorre. Os pensamentos das personagens intercalam as suas falas, algo que é pouco usual ocorrer em tamanha frequência e que dá, aqui, uma dimensão interessante, mostrando a diferença entre o falado e o pensado.

Tatuagem é uma leitura agradável que distrai o leitor, ainda que não a coloque no patamar do excelente. Tatuagem foi publicado na colecção Novela Gráfica publicada pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.