Novidade: Filhos de Sangue e Osso – Tomi Adeyemi

A Editorial Planeta aposta numa nova série de fantasia YA que tem feito furor no cenário internacional. Trata-se de um livro de Tomi Adeyemi, uma autora americana de ascendência nigeriana que coloca o universo fantástico em África, prometendo uma história diferente, com fortes elementos africanos:

Eles mataram a minha mãe.

Levaram a nossa magia.

Tentaram enterrar-nos.

E, agora, nós levantamo-nos.

Zélie Adebola lembra-se do tempo em que a magia fazia vibrar o solo de Orixá. Os Incineradores ateavam as chamas, os Senhores das Marés chamavam as ondas e a mãe Ceifeira de Zélie invocava um exército de almas.

Mas tudo mudou na noite em que a magia desapareceu. Sob as ordens de um rei implacável, os Maji foram perseguidos e assassinados, deixando Zélie órfã de mãe e o seu povo despro-vido de esperança.

Agora, Zélie tem apenas uma oportunidade de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugida, ela terá de ser mais forte e mais astuciosa do que o príncipe herdeiro, que jurou erradicar a magia para sempre.

O perigo espreita em Orixá, onde leopardaires das neves andam à caça e espíritos vingativos rondam as águas. A grande ameaça, contudo, talvez seja a própria Zélie, que ainda não aprendeu a dominar os novos poderes, nem a paixão que começou a sentir pelo seu maior adversário.

«Uma estreia formidável, dilacerante, revolucionária. Como a melhor literatura fantástica, conta o aqui e agora, por vezes brando, outras horrível, desviando o leitor para um reino mágico concebido com genialidade.» Daniel J. Older, autor do top do The New York Times

 

A história é sobre um mundo onde a magia já existiu e necessita ser ressuscitada, as personagens principais são mulheres de forte personalidade que vão mostrando ao leitor as diversas etnias, a religião com diversos deuses e um passado muito antigo. O contexto moderno aliado à fantasia tradicional e ao épico está muito bem conseguido. O ritmo do livro é rápido e absorvente. Tomi Adeyemi cria este novo universo através uma escrita poderosa, com emoções reais e bastante acção.

O romance transporta-nos até aos Maji Maji, um povo real que se rebelou contra o domínio colonial alemão no território da actual Tanzânia e foi o primeiro grande massacre europeu em África.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.