Batman 80 Anos – Jogo Final – Scott Snyder, Greg Capullo

Este volume marca o início de uma colecção Batman, comemorativa dos 80 anos da personagem, lançada pela Levoir em parceria com o jornal Público. De visual arrasador, sombrio como dita a personagem e a cidade onde decorre a acção, Gotham, é um volume curioso, no sentido em que questiona a mortalidade de Batman e do seu mais conhecido oposto, o vilão Joker.

A história começa com um Batman lesionado, um Batman que tenta superar-se a si próprio e garantir que consegue vencer qualquer outro herói, caso este seja hipnotizado e influenciado a atacar outros heróis – um Batman que recorda a sua idade, enquanto o mordomo recupera e é auxiliado pela filha. Estão assim lançadas as sementes que opõem este aparente desgaste ao ressurgir de Joker, mais enérgico, rápido e louco do que nunca.

De origem desconhecida, Joker torna-se uma figura mítica, central e geradora de conflito. A figura que gera, consequentemente, Batman pois os opostos geram-se e desenvolvem-se numa interminável tentativa de superação. Nesta história, Joker é, também, mitológico, impregnando, com a sua essência, a cidade de Gotham e levando os seus habitantes a uma loucura de riso.

A cidade enloqueceu e Batman procura, nos locais menos prováveis, uma cura para a doença contagiante que ameaça Gotham. Batman enfrenta o passado, o seu e o de Joker, obtendo revelações obscuras, duvidosas e fascinantes, que conferem a este volume uma aura simultaneamente mística e assustadora.

Centrando-se no sentimento de desgaste, na regeneração das personagens e na longa batalha entre Batman e Joker, esta história entrega páginas fascinantes, referências a volumes anteriores e uma mitologia que justifica a aura obscura da cidade que falha em transmitir, aos seus cidadãos, um sentimento de segurança.

De narrativa intrincada, grandes batalhas, físicas e psicológicas, este primeiro volume da colecção apresenta um herói mais humano, conferindo a Joker a eternidade da decadência e da corrupção, uma constante contagiante de difícil contenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.