Turma da Mônica – Laços – Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

Esta colecção tem apresentado várias novelas gráficas que usam as personagens criadas por Maurício de Sousa para tecer histórias mais fortes e sérias sem trair as suas características essenciais. Com os mais recentes reboliços na distribuição de banda desenhada no mercado português deixei de encontrar nas bancas os volumes desta colecção, mas uma recente viagem permitiu-me adquirir a história que dá origem ao filme com o mesmo título.

Estamos habituados ao espírito tempestuoso de Mónica, sempre de coelho na mão, atrás de Cascão e Cebolinha, enquanto estes tentam escapar à próxima tareia. Assim começa, também, este volume, contrastando a calma de Magali com a de Mónica – mas se o grupo de crianças é conhecido por estas quezílias infindáveis, aqui ficará explícito o companheirismo e amizade que possuem uns pelos outros.

A normal narrativa é quebrada por um acontecimento anormal – a fuga do cão de Cebolinha! Triste pela ausência do animal, resolve, com a ajuda dos amigos, explorar a cidade em busca do cão, procurando pistas nos lugares mais incríveis e enfrentando, juntos, os desafios mais incríveis – mas todos bem apropriados para o tamanho dos aventureiros.

Visualmente agradável e envolvente do ponto de vista narrativo, esta banda desenhada destaca-se por conseguir dar uma nova dimensão às personagens de Maurício de Sousa tecendo uma aventura bastante diferente das habituais, num tom mais moderno e maduro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.