Mar de Aral – José Carlos Fernandes e Roberto Gomes

Eis um dos grandes lançamentos nacionais deste ano! Mar de Aral foi lançado no Festival de BD de Beja e resulta de um esforço conjunto da G Floy com a Comic Heart. Trata-se de um livro de José Carlos Fernandes nunca antes publicado que reúne várias histórias em parceria com Roberto Gomes produzidas há 15 anos. Este livro foi lançado, em simultâneo, em Polaco, Francês, Basco, Espanhol e Português.

A primeira história deste conjunto, que é a que dá título ao volume, aproveita o rápido processo de desertificação do Mar de Aral (que já foi o quarto maior lago do mundo mas que se encontra agora com menos de 10% do tamanho original). Com a diminuição do volume de água, o lago remanescente apresenta um correspondente aumento de salinidade, tornando-se inabitável para as espécies que antes albergava.

Partindo deste facto, José Carlos Fernandes tece uma história fantástica em que os peixes do Mar de Aral tiveram de se adaptar rapidamente a novas condições e procurar novos habitats. Trata-se de uma história imaginativa com os toques típicos de José Carlos Fernandes e com um visual que reflecte bem o ambiente inóspito da região.

Em Um boi sobre o telhado um homem é surpreendido pela presença de um boi no seu telhado, uma ocorrência singular perante a qual apenas o dono da casa parece incomodado.

A terceira história, Roupas de defunto, volta aos detalhes fantásticos, com a indignação dos mortos que não recebem flores frescas com a devida frequência, nem são enterrados com os seus melhores fatos e, por isso, têm de suportar uma eternidade com roupas bafientas ou apertadas.

Por sua vez, em A Inauguração do Panamá uma senhora espera eternamente um convite para o evento, achando que o homem com quem partilhou a cama decerto não se esquecerá dela. O livro termina com A arte esquecida de nadar rio acima mostrando uma escola para salmões em que se ensina a enfrentar as adversidades do rio até ao local da desova.

Alternando diferentes tons narrativos e estilos gráficos, cada história deste volume apresenta uma realidade distinta – algumas distantes e sonhadoras, outras saudosistas, outras, ainda, contendo as reviravoltas com o humor típico do autor. Trata-se de um volume que pode agradar a diferentes públicos por tal cruzamento de diferentes elementos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.