A esposa minúscula – Andrew Kaufman

Livro pequeno, retrata as consequências de um assalto num banco – mas ao contrário do que é esperado, não é dinheiro que é roubado! Antes objectos pessoais de cada um dos que se encontra no banco, ou mais precisamente, os objectos que mais importância tenham para cada um.

Ainda que este seja um assalto estranho, o pior ainda está para acontecer. É que a cada um dos presentes no assalto, começam a ocorrer fenómenos estranhos. Maridos que desaparecem ou se transformam em gelo, pessoas que voam ou… pessoas que diminuem.

Foi o que aconteceu a uma das personagens principais. Se o casamento já estava a passar por uma fase difícil, a constatação de uma progressiva diminuição de tamanho da esposa irá simplesmente aumentar a tensão entre os dois. Dia após dia, às vezes, hora após hora, mede-se a esposa para confirmar o fenómeno que decorre ao longo de vários dias – até ser mais pequena que o filho bebé.

A Esposa Minúscula é um pequeno livro que pretende explorar os relacionamentos, dando-lhes âncoras sob a forma de objectos de elevado valor sentimental. Sem estes objectos cada pessoa terá de procurar restabelecer a ligação perdida, algo que não será fácil nem perceptível por todos.

A premissa consegue captar o leitor, mas sente-se que a concretização da ideia deixa alguns pontos por esclarecer e aprofundar, sobretudo quando apresenta pequenos episódios centrados noutras personagens. Trata-se de uma história em que a componente fantástica tem um objectivo simbólico, resultando num livro engraçado (com um título atraente) de leitura aprazível, mas não memorável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.