Príncipe Valente – Vol.1 – 1937 – Hal Foster

Príncipe Valente é uma das mais recentes apostas da Planeta De Agostini na banda desenhada, prevendo-se o lançamento até ao último de 2018. Cada livro inclui o material publicado num ano, desde 13 de Fevereiro de 1937. Confesso que, normalmente, material tão antigo não me desperta grande interesse, mas existiam vários comentários muito positivos à série.

O que encontrei foi um volume voltado para um público mais juvenil. Talvez por isso, a história é muito movimentada e o texto que acompanha cada imagem possui o mínimo indispensável, conferindo-lhe uma passada mais leve do que esperava pela antiguidade da história. No início de cada página encontramos um pequeno texto de resumo que nos introduz à acção dos próximos blocos e que facilita a paragem em qualquer momento da história.

Com um grande foco na acção, a maioria dos desenhos possui pouca profundidade, mostrando, em primeiro plano as personagens. Em vários dos desenhos não existem qualquer imagem de fundo. Os momentos mais pausados são poucos e servem apenas como forma de arrancar a próxima aventura do Príncipe Valente.

De origens reais, o príncipe viria a nascer no exílio e cedo fica orfão de mãe, que não aguentou o clima húmido da nova localização. Aspirando a tornar-se cavaleiro, o Príncipe Valente é inventivo e destemido, enfrentando várias bestas sem medo, mas com engenho. O mesmo engenho que lhe permite engendrar uma forma de arranjar um cavalo sem ter de pagar por ele, e o mesmo engenho que lhe permite agir de forma eficaz nas várias lutas que vai travando.

Como se não bastassem estas características, o Príncipe Valente é, ainda, um rapaz justo, sem ser propriamente bondoso. Atacado nos pântanos por algo que achava ser um monstro, o Príncipe Valente poupa a vida de um homem deformado – uma vida que acaba por lhe valer os favores de uma bruxa que prevê o seu futuro.

De cores mais simples e tradicionais e com elementos mais realistas (à excepção dos monstros) Príncipe Valente é uma série de acção que se lê bastante bem, mesmo passados mais de 80 anos do seu lançamento – tal é garantindo pela estrutura e forma como vai apresentando a acção, página a página.

Anúncios

Um pensamento sobre “Príncipe Valente – Vol.1 – 1937 – Hal Foster

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.