Trees – Vol. 3 – Warren Ellis e Jason Howard

Este terceiro volume de Trees muda o foco narrativo, a perspectiva e o estilo de história – deixa de se focar na globalidade de um fenómeno (com a respectiva alternância entre personagens) para se centrar num assassinato que decorre numa pequena vila russa.

Se se recordam dos volumes anteriores, Trees apresenta-nos um futuro próximo em que uma espécie alienígena espalha, ao longo da superfície terrestre, umas estruturas horizontais que os humanos designam como Árvores (Trees). O objectivo destas estruturas é desconhecido, mas algumas mudaram a vida dos humanos que se encontram perto delas.

Depois de dois volumes em que saltitávamos entre diferentes pontos no globo que estavam próximos de diferentes estruturas alienígenas (com uma respectiva alternância visual), este terceiro volume centra-se na resolução de um assassinato numa terriola do interior russo, Toska, na qual existe, também, uma destas estruturas.

Klara Voranova é a agente policial de Toska. Tendo estudado em Moscovo, dirige-se a Toska achando que poderá ser uma mais valia pelo seu especial entendimento de como funciona uma aldeia destas – isolada, a não ser pela linha de comboios, é controlada por quem gere os comboios. Neste caso, é a chefe dos caminhos de ferro que decide o acesso a bens essenciais como alimentos e combustível.

Quando Klara descobre um corpo perto da estrutura alienígena, cabe-lhe investigar. Recorrendo à ajuda deu um bom técnico forense, segue pistas que poderão por em risco a sua própria vida. Mas o que se destaca nesta investigação é o surgir de elementos impossíveis que poderão estar relacionados com a presença da Árvore.

Por si só, este volume apresenta uma história autónoma – a investigação de um assassinato numa terriola muito fechada, caracterizada pelo segredo, pela fome e pelo controlo de quem dispõe de recursos. A sua ligação ao restante enredo não é óbvio, apesar de apresentar algumas pistas sobre o verdadeiro objectivo das Árvores – pistas estas demasiado vagas para se poder chegar a uma conclusão.

Colocando este terceiro volume em perspectiva com a restante história apresentada nos volumes anteriores, o resultado é estranho. Houve uma grande mudança de estilo narrativo e passou a conter uma única linha narrativa. Por este motivo, ainda que seja uma história razoável, ficou um pouco aquém depois de uma espera de quatro anos desde a publicação do segundo volume.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.