Jogos ao Sábado: Lovelace & Babbage

Scott Almes é mais conhecido pelos jogos Tiny Epic! De forma genérica são jogos pequenos com uma grande presença em mesa que se distinguem pela portabilidade. Os kickstarters destes jogos costumam fazer sensação pela expectativa que criam, e atingem valores muito elevados, acima de um milhão de dólares. Mas Scott Almes faz outras coisas e entre os mais populares lançamentos dos Tiny Epic foi lançado este Lovelace & Babbage que atingiu uns “meros” noventa e cinco mil euros.

Lovelace & Babbage é um jogo de programação – mas sem o objectivo de mover bonecos num tabuleiro, mas antes simular os programas da máquina diferencial. O tema sem dúvida que me interessa e foi um dos principais motivos para ter suportado este kickstarter. É um jogo que aprecio mas que não é para todos os jogadores.

Enquadramento temático

A filha de Lord Byron, o famoso escritor conhecido pelo seu carácter peculiar, foi propositadamente educada nas matemáticas como forma de se afastar das influências nefastas que a poesia poderia ter no seu espírito (não fosse sair ao pai). Mas segundo as crenças da época, também não poderia dedicar-se muito à ciência pois o corpo da mulher, mais frágil, não aguentaria a pressão mental de estudos muito aprofundados.

Não seguindo estas crenças, Lovelace tornou-se uma notável matemática e foi nesta capacidade que conheceu Babbage, o cientistas pioneiro que terá inventado o conceito de computador – uma máquina programável. Neste seguimento, Lovelace terá trabalhado com Babbage e, apesar de não terem chegado a construir a máquina, publicaram um artigo em que Lovelace apresenta o primeiro algoritmo, o primeiro programa para o computador de Babbage.

Em torno deste tema aconselho a leitura de uma banda desenhada, The thrilling adventures of Lovelace and Babbage de Sydney Padua. A banda desenhada parte de factos históricos para apresentar um “E se” a dupla tivesse conseguido construir a máquina diferencial? No caso do jogo, pega-se na lógica do programa criado por Lovelace para desenhar um jogo em que cada um constrói uma sucessão de operações matemáticas para chegar a determinados objectivos.

Adicionalmente, as personagens apresentadas baseiam-se em personalidades históricas e o jogo é acompanhado por um livro de biografias de cada uma delas. Destacam-se engenheiros, astrónomos, matemáticos, biólogos e poetas.

No tabuleiro dispõem-se as operações disponíveis a cada jogador. As duas primeiras linhas são fixas no tabuleiro. Nas rondas 1,2 e 4 adicionam-se peças com novas instruções, retirando-as aleatoriamente de um molho de peças de instruções.

O jogo

No início de cada ronda são dispostas cartas de objectivos públicos. Adicionalmente, cada jogador escolhe uma das suas cartas de objectivos privados para a tentar concretizar. Se o jogador conseguir concretizar estes objectivos privados passa a ter acesso a poderes nas rondas seguintes.

Após esta preparação, os jogadores começam, em simultâneo, a tentar construir uma sucessão de instruções que converta o número original em vários outros – os das cartas objectivos. Em cada turno constrói-se uma sucessão de cinco instruções (sete, se o jogador tiver uma carta específica que lhe confere este poder).

Os objectivos públicos possuem dois símbolos. Quando um jogador o atinge, pode escolher um dos símbolos para coleccionar.

Finalizadas as instruções, a resolução é efectuada pela ordem com que os jogadores o terminaram. Esta ordem é importante porque aquando da concretização do objectivo público só os primeiros jogadores poderão acumular os símbolos desses objectivos para formarem combinações e conseguirem mais pontos.

Após quatro rondas, o jogo termina e os jogadores somam pontos pelas combinações de símbolos (dos objectivos públicos), pelos objectivos privados e pelas operações que usaram (as operações que não estão embutidas no tabuleiro).

Componentes

A caixa apresenta um tamanho semelhante a um Tiny Epic, suficiente para o conjunto de componentes que se encontra no interior, deixando ainda um pouco de espaço livre. Em termos de qualidade, só a ampulheta se destaca, sendo que os restantes componentes são medianos, mas respondem à funcionalidade desejada.

O jogo contém um bloco para irmos registando as instruções e as combinações que fazemos, de forma a facilitar a contagem final. Esta componente está objectiva e, após dominados os poucos símbolos, responde ao necessário.

Em termos visuais, a percepção é a mesma. As cores não se destacam muito, pelo que não existe um atractivo muito elevado, mas permitem a visualização das operações sem confusões visuais. Ainda que não me seja um visual muito atractivo, também não é desagradável.

A experiência de jogo

O facto de todos os jogadores desenvolverem as suas rotinas em simultâneo faz com que o jogo tenha poucos períodos de pausa. É, sobretudo um jogo de concentração, em que a interacção dos jogadores se resume à velocidade com que fazem os seus programas de forma a concluírem primeiro e garantirem para si os símbolos dos objectivos públicos.

É um jogo relativamente rápido mas que precisa de foco e concentração. Os jogadores com cálculo mental mais rápido vão-se distinguir e desafiar, mas o jogo pode-se tornar frustrante para os restantes jogadores. A ampulheta e a necessidade de velocidade concedem alguma pressão, sendo que, com algumas pessoas, já optámos por retirar estas restrições.

Cada jogador tem um baralho diferente de objectivos pessoais para escolher um a concretizar a cada turno. A concretização do objectivo pessoal confere um novo poder, descrito na carta. Existem poderes comuns a cada baralho, e poderes que só estão disponíveis a um jogador.

Conclusão

Lovelace & Babbage é um jogo de programação e matemática onde os jogadores tentam encontrar a melhor sucessão de instruções. A ampulheta e o facto da ordem de finalização ter influência nos símbolos que se recolhem pode gerar alguma pressão nalguns jogadores. Pela pressão e pela matemática, não é um jogo que vá ser apreciado por todos os jogadores. Adicionalmente, não tem um factor Wow a nível visual.

É, sobretudo, um desafio interessante e imersivo que agradará aos que gostam de puzzles matemáticos. Ainda, é uma aquisição barata e mais do que satisfatória.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.