Jogos Ao Sábado – Calico

Calico parece ser um dos mais bem sucedidos jogos abstractos lançados em 2020. Pelo menos assim o indicam as estatísticas do boardgamegeek, colocando este jogo no nono lugar do top de abstractos. As jogadas são simples e consistem na colocação de peças para a construção de padrões, sendo que existem objectivos diferentes que se podem concretizar para se poder pontuar.

Enquadramento temático

Cada gato é atraído por um padrão diferente. Neste caso, os gatos são atraídos por conjuntos que formem um desenho específico nesse padrão.

Em Calico construímos uma colcha, juntando pedaços diferentes de tecido. Se conseguirmos concretizar determinadas combinações de pedaços conseguiremos atrair gatos para a nossa colcha ou adicionar botões. Este tema não é novo e rapidamente recordo-me de outro abstracto que o usa – Patchwork. Apesar desta semelhança a sensação de jogo é bastante diferente.

O jogo

Em Calico cada jogador tem um tabuleiro para montar a sua colcha. A cada jogada é acrescentada uma peça ao tabuleiro das duas que o jogador tem na mão. Após a colocação, o jogador escolhe uma de três peças expostas na mesa. Ainda que a jogada consista em algo simples, o local onde é colocada a peça é o factor determinante para a pontuação.

De forma a pontuar devem-se concretizar objectivos, sendo que existem três tipos diferentes: objectivos determinados por peças nos tabuleiros, conjuntos de cores (que nos dão botões), ou conjuntos de padrão (que podem atrair gatos diferentes com pontuações diferentes).

Os objectivos determinados por peças nos tabuleiros são seleccionados aleatoriamente no início do jogo. São seleccionadas 3 (do total de 6 possíveis) que se adicionam ao tabuleiro em localizações pré-determinadas. Estes objectivos são concretizados através das peças que são colocadas em seu torno.

Por exemplo, existem objectivos AAA-BBB que requerem três peças de dois tipos diferentes, ou objectivos AA-BB-CC que requerem duas peças com três tipos diferentes. Ou seja, por exemplo, o objectivo AAA-BBB poderia ser concretizado colocando 3 peças azuis e 3 peças rosas, ou 3 peças com riscas e 3 peças com fetos. Se conseguirmos concretizar o objectivo nas duas formas em simultâneo (padrão e cor) ganhamos um maior valor de pontos.

Os conjuntos de cores são mais simples de concretizar, sendo que se ganha um botão (que corresponde a 3 pontos) por cada conjunto de 3 peças de uma determinada cor. Um conjunto de 6 peças não dá direito a dois botões. Se o jogador conseguir seis botões de cor diferente (um botão por cada cor) ganha um botão arco-íris adicional.

No início do jogo determinamos quais os tipos de conjuntos de padrão que chamam determinado gato. A determinação é aleatória e, portanto, pode variar de jogo para jogo. Estes objectivos podem consistir em ter mais do que 4 peças com o padrão de riscas, ou uma fia de 5 peças

Componentes

Ainda que todas as peças sejam de cartão, este é grosso e de boa qualidade. Os tabuleiros onde se montam as colchas possuem um forte rebordo e permitem montar o padrão, havendo uma ligeira folga que permite um encaixe confortável.

Visualmente é um jogo colorido e agradável. Cada cor é acompanhada por um símbolo diferente, quer nas peças quer nas indicações de pontuação. Os padrões são simples e perceptíveis. O resultado final é aprazível e a pontuação final é fácil de contabilizar, existindo um bloco para pontuação que nunca tivemos de utilizar.

A experiência de jogo

Cada gato é atraído por um padrão diferente. Neste caso, os gatos são atraídos por um número específico de peças que estejam ligadas e sejam de um determinado padrão. Não interessa a disposição das peças.

Calico é um jogo com alguma variedade entre jogatanas. A combinação de diferentes objectivos (tanto com diferentes peças de objectivos, como diferentes conjuntos de padrão) permitem definir diferentes graus de dificuldade e garantir diferentes sensações de jogo.

Trata-se de um jogo competitivo com interacção mínima entre jogadores – diria que a interacção apenas ocorre aquando da escolha de peças para repor as duas que o jogador tem nas mãos, podendo escolher uma peça que outro jogador também quereria para o seu jogo. O tempo de jogo (um pouco mais de meia hora) é o suficiente para envolver, mas sem se estender em demasia.

Utilizando a combinação base de objectivos (indicada no manual de instruções) Calico é um jogo fácil de explicar que pode ser jogado por jogadores com vários níveis de experiência. Mas pode-se optar por uma combinação mais complexa de objectivos para tornar o desafio mais aliciante.

Gostando do jogo, e do puzzle abstracto que nos apresenta, tem uma sensação menos clássica do que outros jogos abstractos – não só pelo aspecto bastante colorido, mas pela diversidade de objectivos que o podem tornar pouco linear.

Conclusão

Existem 10 gatos diferentes, que se sentem atraídos por diferentes combinações. Quando um jogador concretiza uma dessas combinações, um gato é adicionado ao seu tabuleiro.

Calico é um jogo acessível, agradável e de jogadas simples, competitivo mas com interacção mínima entre jogadores. Visualmente é muito atractivo e apesar de ter sido uma aquisição recente tem ido à mesa diversas vezes, tanto como jogadores pouco experientes, como com jogadores muito novos (neste caso usando os objectivos mais simples), ou, ainda, a dois jogadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.