As Aventuras de Tom Sawyer – Clássicos da Literatura em BD

Eis uma leitura que me recorda a infância! As Aventuras de Tom Sawyer era o título de uma série de desenhos animados em torno de um rapaz endiabrado! Tal como nesta banda desenhada, a história original é de Mark Twain, e a história centra-se na dupla Tom Sawyer e Huckleberry Finn, dois rapazes que estão sempre a pregar partidas, mas que, no fundo, são bons rapazes.

Tom é um rapaz órfão que vive com a sua tia. Rapaz reguila, tem como melhor amigo Huck, um menino ostracizado por ser filho de um conhecido bêbado. Juntos desaparecem pelas florestas ou em viagens de barco ou perdem-se em grutas. A dupla remete ao sentimento de infância saudável, brincando na rua ou na natureza, sem a supervisão dos adultos. Durante estas aventuras os dois amigos cruzam-se com bandidos e assassinos e a história ganha uma aura mais perigosa.

Nesta adaptação, a história é condensada num único volume, deixando de lado as peripécias mais inconsequentes, e focando-se nos episódios que determinam mudanças na vida das duas crianças. Também, não há espaço para mais ao longo de pouco mais do que 40 páginas. Este escasso espaço permite apresentar a linha base da narrativa, mas não permite desenvolver personagens nem o seu relacionamento, demonstrando o essencial para a sua compreensão.

Em termos visuais é competente e possui algum dinamismo. Apesar de apresentar a história em curto espaço de tempo, não possui uma verborreia excessiva pelo que é uma adaptação para banda desenhada bastante aceitável. No entanto, continuo a realçar que o espaço não permite explorar episódios mais interessantes que poderiam ter revelado um pouco mais do espírito traquinas de Tom Sawyer.

Tal como outros volumes desta colecção de Clássicos da Literatura em BD, este apresenta um extenso dossier, onde se fala do autor, dos livros deste autor, bem como da obra original. Não faltam, também, duas páginas de contexto histórico para fechar este volume.

Concluindo, como narrativa, gostaria de ter visto uma maior exploração das traquinices infantis. Ainda assim, a adaptação apresenta o essencial da obra original, é perceptível e apresenta um excelente dossier final. Esta colecção está a ser lançada pela Levoir em parceria com a RTP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.