Os predadores do deserto – Claudio Nizzi e Bruno Brindisi

Este volume de Tex, publicado em Portugal pela Polvo, leva-nos por uma peculiar aventura, mais centrada no filho de Tex do que no usual herói. A história começa quando um grupo de homens encontra Kit no meio do deserto, inanimado e desidratado, levando-o consigo. As intenções deste grupo não são, no entanto boas, atacando, de seguida uma caravana. Do ataque sobrevive uma rapariga que o chefe pretende guardar para si. Prisioneiros, Kit e a jovem tornam-se amigos, percebendo que, no grupo, nem todos são assassinos duros e impiedosos.

Paralelamente, Tex e o seu parceiro Carson são encarregues de investigar os recentes ataques a caravanas: os bandidos atacam sem deixar rasto e parecem saber sempre quando alguém vai atravessar o deserto. A dupla começa por tentar localizar um sobrevivente de um desses ataques, mas quando finalmente chegam a sua casa encontram-no morto.

A narrativa prossegue, intercalando várias personagens: o índio parceiro de Kit que o procura, a dupla Tex e Carson, Kit e a jovem enquanto prisioneiros, ou até, alguns dos bandidos. Esta abordagem dá-nos uma perspectiva mais abrangente dos acontecimentos, prosseguindo até ao final em que as coincidências fazem parte do destino das personagens.

A história é envolvente e interessante, sem se tornar excepcional, mas tornando-se numa boa história de Tex. O desenho é detalhado e um dos pontos altos deste volume, focando-se ora em expressões, ora em paisagens. O resultado é uma boa leitura, mais complexa do que algumas outras obras Tex pela forma como se foca em diferentes pontos de vista. Este Tex foi publicado em Portugal pela Polvo.

2 comments

  1. Mais uma excelente análise TEXiana, cara Cristina Alves.
    Parabéns e que venham mais leituras críticas de sua parte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.