The Magic Fish – Trung Le Nguyen

The Magic Fish foi um dos nomeados para o prémio Goodreads para Comics e Novelas Gráficas. Trata-se de uma leitura young adult (YA) com interliga várias histórias como camadas, para nos apresentar várias questões, desde migração e legalização, a género e identidade. Uma história mais complexa do que se previa, mas que traz vários elementos interessantes e originais.

A história

Tiê é um rapaz de origem vietnamita que vive nos Estados Unidos da América e é confrontado com barreiras linguísticas impensáveis – Tiê percebe que é homossexual, mas não conhece uma palavra vietnamita para se designar. Por outro lado, os seus pais não possuem um grande entendimento da língua inglesa.

Em simultâneo, a mãe vive o seu próprio drama – programa uma viagem ao Vietname (impossível até recentemente porque só agora tem os papéis que lhe permitem sair do país), mas a avó está cada vez mais doente. Apesar dos constrangimentos emocionais, mãe e filho estreitam laços através de um ritual de leitura, em que o rapaz pega livros da biblioteca e lê-os em voz alta. Desta forma, a mãe treina o inglês.

A situação desequilibra-se quando a avó falece e a mãe é obrigada a voltar ao Vietname sozinha e rapidamente. Já a orientação sexual do rapaz torna-se óbvia para alguns adultos na escola, que lidam com o tema da pior forma possível, impondo um trauma que poderia trazer consequências mais graves.

Opinião

Esta narrativa opõe, de forma suave, tradição em família e culturas, demonstrando como a união familiar é importante para ultrapassar a adaptação cultural e o preconceito que se pode encontrar em vários níveis. A cultura vietnamita parece ter uma forte tradição em contar histórias no formato oral, que aqui se transpõe para a leitura em voz alta. A forma original possui, no entanto, uma maior fluidez e adaptabilidade, consoante a mensagem que se quer passar.

De forma suave, intercalando-se com as histórias que são lidas pelo rapaz, o livro também nos mostra o preconceito e a oposição que um jovem tem quando se está, ainda, a tentar descobrir. Neste caso, com figuras de autoridade que usam a sua posição para transmitir um forte sentimento de transgressão e culpa – desnecessário e exagerado.

Em pano de fundo, percebemos as dificuldades da emigração, o longo percurso para a legalização e o longo caminho de inclusão no meio: a mãe de Tiê pensa em rever a mãe doente, mas não pode sair do país sem a legalização completa, após alguns anos o inglês ainda precisa de evoluir, e existem diferenças entre os dois idiomas que resultam em mal entendidos.

Para além da história de Tiê no primeiro nível, assistimos ao decorrer de várias histórias fantásticas que se distinguem das tradicionais ao quebrar alguns clichés habituais – como a mulher que está destinada a casar quem não conhece mas que se opõe e toma conta do seu percurso ou a jovem que é alvo de tensão e agressão pela madrasta mas não consegue fugir deste enquadramento familiar.

Visualmente, é uma banda desenhada com alguns elementos naïve, sem grande textura ou enquadramento das personagens. O foco está sobretudo nas feições (onde se denota a influência Manga) e o fundo possui apenas o essencial para se perceber a localização. Não achei o desenho extraordinário, mas acompanha bem a narrativa.

Conclusão

The Magic Fish é uma leitura que visa um público mais jovem, intercalando as dificuldades de crescimento (e identidade) com contos de fadas diferentes e interessantes. Gostei da forma como abordou o tema e de como o resolveu, dando importância à comunicação familiar. É, sobretudo, uma leitura agradável, com vários pontos de interesse.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.