As melhores jogatanas do ano 2021 (parte 1)

O ano de 2020 não teve direito a um apanhado de melhores jogatanas. O primeiro ano da pandemia marcou-nos com alterações de rotina que levaram à diminuição do tempo passado a jogar – mas 2021 já foi melhor, portanto, eis a primeira parte das melhores jogatanas de 2021!

Mais jogados

Nem sempre os jogos que mais gosto são os mais jogados – principalmente porque tenho tendência em gostar de jogos pesados e longos. Eis, portanto, os jogos mais jogados de 2021!

Roam

Ryan Laukat é conhecido por jogos pequenos como Eight-minute Empire ou jogos mais longos como Sleeping Gods. Este Roam parece ter passado meio despercebido, mas é um dos nossos jogos abstractos favoritos (ainda que, no Boardgamegeek esteja classificado como Familiar). Cabe facilmente na mala e usamo-lo muitas vezes quando queremos algo fácil de ensinar mas com alguma estratégia. O visual é excelente, ainda que, como a maioria dos abstractos, o tema pouco se relacione com as acções efectuadas durante o jogo.

Caso queiram ler algo mais sobre o jogo, existe um artigo mais completo.

Azul – Summer Pavillion

O terceiro Azul (ou Azul Summer Pavillion) quase que substitui totalmente o primeiro Azul. As diferenças na colocação de peças e as localizações bónus que permitem captar ainda mais peças foram decisivas em considerar que, dos três, este é o que mais nos entretém. Esperamos agora, ansiosamente, pelo quarto Azul!

Podem ler um artigo mais detalhado comparando os três Azul.

Potion Explosion – App

O Potion Explosion continua a ser um dos jogos mais jogados, mas na App de telemóvel. Permite jogar com outros jogadores ou com o próprio computador, em modo online e offline. É rápida de perceber e não requer o usual tempo de preparação do jogo físico, sendo uma das apps que recomendo sempre que tenho oportunidade.

Jogos Infantis

Dragomino

O mais pequeno cresce e já vai jogando algumas coisas fora do grupo dos infantis – mas na categoria, este Dragomino fez sucesso. Contém os mecanismos básicos do Kingdomino, e diferentes dragões que eclodem, consoante o tipo de terrenos que se aproximam.

Jogos de grupo

Dixit

Este clássico voltou à mesa de jogo na nova edição que permite mais jogadores e uma maior diversidade etária. As imagens são fabulosas (não me importava de transformar alguns em quadros), a premissa é engraçada e simples. Aconselhável para grupos, sobretudo quando alguns jogadores são inexperientes.

Just One

Just one é um jogo social e cooperativo, em que cada pessoa do grupo escolhe uma pista para que uma pessoa adivinhe a palavra. As regras são simples e directas, as palavras nem sempre. Mas não podem ser escolhidas pistas muito óbvias – se a palavra for escolhida como pista por mais de um jogador, é eliminada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.