Retrospectiva 2021

2021 continuou de várias formas o 2020 – mantém-se algum confinamento e o teletrabalho, assim como alguma quebra na capacidade de concentração. Não tanto, julgo eu, pelo teletrabalho, mas pelo menor convívio e distracção nas horas vagas.

O resultado foi caricato. O número total de leituras é superior (ronda as 290 contra as 240 de 2020), mas o número de publicações foi bastante inferior, cerca de 30% menos. No tipo de leitura, também há algumas diferenças. Mais banda desenhada, com um aumento significativo de leitura em espanhol (quase 20%, devido às encomendas na Livraria Cult), algumas leituras em francês e duas leituras em italiano. Claro que as leituras em inglês nem comparo com o total, pois já estão dentro do usual.

Já em visualizações, para além das leituras associadas ao Plano Nacional de Leitura (que têm visitas constantes, como O Japão é um Lugar Estranho ou Contos de S. Petersburgo) destacam-se as seguintes publicações de 2021:

2021 foi o ano que não cumpriu com as expectativas de retorno a uma normalidade. Ao contrário de 2020, não participei na Eurocon, mas apenas tangencialmente na Smofcon. Tinha esperanças de retornar com o programa de rádio, mas publiquei apenas um, havendo uma entrevista que ficou por editar por falta de disponibilidade mental. Decididamente, não gostei da experiência de entrevistar online.

Em termos de eventos, alguns decorreram online (como o Festival Contacto onde ajudei na organização), outros presencialmente (como o Fórum Fantástico, onde tive a oportunidade de participar na usual selecção de melhores leituras do ano). Podem ver toda a programação do Festival Contacto no canal de youtube oficial – Sábado e Domingo.

Continuei a participar como júri nalguns prémios, pude ir ao Festival BD de Beja (tendo participado com um texto), e estive envolvida no lançamento do mais recente premiado com o Ataegina.

Planos para 2022

Sem dúvida, voltar a tentar reactivar o programa de rádio, se conseguir ou puder fazer entrevistas em pessoa. Os planos relativos ao The Portuguese Portal e ao Clube de Leitura / noites de Devoradores de Livros também ficaram adiados por conta da pandemia.

Em leituras, as leituras em espanhol são para continuar (sobretudo porque dão acesso a literatura franco belga que me seria mais díficil de ler), mas a leitura em francês deverá aumentar, até por razões profissionais.

Retrospectiva de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.