Something is killing the children – Book One – James Tynion IV, Werther Dell’Edera

Eis uma compra de impulso, depois de um alerta pelo baixo preço! Entre o título e as imagens que pesquisei do conteúdo, pareceu-me uma aquisição interessante. A sinopse parece concordar com o título e a capa auspicia algo movimentado e violento.

A história

Something is killing the Children começa com um cenário macabro em que várias crianças morrem ou desaparecem. Um dos jovens do grupo que se aventurou na floresta durante a noite, sobrevive numa ravina, assistindo a parte da carnificina. Como sobrevivente, irá, claro carregar um grande sentimento de culpa, piorado pela reacção de alguns colegas que o acusam de estar envolvido naquelas mortes horríveis. Mas afinal, o que matou as crianças? Algo de tenebroso que o jovem não irá querer descrever.

Estes jovens não terão sido, no entanto, os primeiros a desaparecer ou a falecer em circunstâncias violentas, e uma jovem mulher de curiosa aparência irá aparecer na cidade para caçar o que está a provocar estes desaparecimentos. Claro que começa por se aproximar do jovem sobrevivente.

A Crítica

A história cumpre o que se propõe, estando à altura das expectativas. Efectivamente, alguma coisa anda a matar as crianças e terá de ser caçada. Até este plano ser concretizado, seguem-se confrontos e lutas carregadas de violência, onde não falta o sangue e a movimentação das batalhas.

A história em si é relativamente simples, contendo uma ou duas reviravoltas, necessárias para o maior desenvolvimento da história. O foco da acção intercala sobretudo entre as duas personagens principais, o jovem sobrevivente e a caçadora, ainda que, por vezes, nos mostre outras conversas e perspectivas. Esta possibilidade aumenta o entendimento da história e das interacções e é feito com perícia sufiiente.

As personagens são convincentes, mostrando o suficiente dos seus próprios dramas para criarem uma identidade e uma personalidade, mas sem chegar a ramificar ou empatar a linha narrativa principal. Todos os episódios que vão sendo mostrados têm um propósito bastante claro de criar empatia ou compreender as personagens, objectivo esse que é atingido.

O título auspicia uma história de horror e o volume cumpre esta expectativa. O motivo pelo qual as crianças desaparecem é simples, mas eficaz, com uma pitada de sobrenatural e outra de teoria de conspiração que, sem grandes elaborações são convincentes dentro de um universo semelhante ao nosso, excepto por um detalhe sobreatural / fantástico.

A história é movimentada. Apesar de existirem os tais momentos (curtos) onde se revelam alguns elementos das personagens, a história mantém sempre um bom ritmo, acrescentando elementos e interacções novas e prosseguindo de forma acelerada com constantes episódios de violência e horror.

Em termos visuais é, também, competente, alternando nos planos para focar em expressões ou posturas corporais em momentos mais introspectivos, ou distanciando-se para nos mostrar o ambiente. Os episódios de acção estão bons, reflectindo a rapidez necessária para esses momentos. Ainda assim, não é deslumbrante, nem esperem páginas belíssimas.

Something is Killing the Children não é um livro extraordinário. Não esperem mensagens profundas ou questionamentos filosóficos. Não esperem revelações sobre o estar e o ser. É um livro de acção que se propõe a contar uma história de horror e cumpre de forma bastante competente, tanto no desenvolvimento de personagens como na exploração da linha narrativa.

Conclusão

Something is Killing the Children é uma boa leitura de horror que cumpre o papel de divertir e entreter, ao mesmo tempo. Apesar de fechar o arco narrativo, deixa o final suficientemente aberto para poderem existir outras histórias no mesmo Universo ficcional.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.