
Ir a eventos internacionais tem grandes vantagens. Uma é passar a conhecer mais intimamente o que se faz em países europeus, como a vizinha Espanha. Outra é criar contactos para futuras parcerias e fazer germinar projectos a médio prazo – como este livro Steampunk Internacional.
Pedro Cipriano foi um dos portugueses que esteve na Eurocon 2016 e foi a partir dos contactos criados nesse evento que se pensou na possibilidade de criar uma antologia Steampunk que tivesse autores de três países e que fosse publicada em todos os três! Assim surge esta antologia, uma obra trilingue, que reúne autores portugueses, ingleses e filandeses! Nos autores ingleses destaca-se George Mann, um autor bastante conhecido da ficção especulativa.Eis, pois, o alinhamento da antologia, bem como a sinopse. O livro já se encontra em pré-venda pela editora, é só seguirem a ligação!
Um rinoceronte que poderá ou não ter alma, uma jovem com muita vontade de aprender contra uma família que não deseja a sua emancipação, um artista capaz de tudo pela obra sublime, um chapéu com vontade própria, um homem alado em busca da filha, um cérebro em fuga… Desde a fria Finlândia, passando por Paris e Londres, terminando na solarenga Lisboa. Desde a Renascença, passando pelo início do século XX, com um final num futuro em que a própria humanidade já nem existe. Assim é a nova antologia da Editorial Divergência: nove autores de três países, numa obra trilingue – em português, mas também em inglês e finlandês – com alguns dos melhores contos de Steampunk. Do Reino Unido chegam-nos os trabalhos de George Mann, Jonathan Green e Derry O’Dowd; da Finlândia, escolhemos Magdalena Hai, Anne Leinonen e J.S. Meresmaa; e de Portugal publicamos os inéditos de Diana Pinguicha, Anton Stark e Pedro Cipriano.
