Bem-vindos.
O hábito da leitura instalou-se há uns bons anos, mas foi com a participação em comunidades online (como o extinto Filhos de Athena, Scifi-Freaks ou Bad Books Don’t Exist) que se criou o gosto de comentar as leituras, os filmes ou os eventos em que participo. Assim nasceu, no WordPress, em 2006, o Rascunhos.
Depois de várias centenas de livros lidos e comentados, foram-se criando parcerias com editoras (nacionais e internacionais) e publicaram-se algumas opiniões em papel, sobretudo na Bang!. A publicação frequente têm-me levado a participar, desde 2010, anualmente, no Fórum Fantástico, partilhando sugestões de Leitura com João Barreiros e, mais tarde, com Artur Coelho e João Campos, bem como a integrar, na Eurocon, a sessão de Science Fiction and Fantasy in Portugal (Barcelona, 2016).
Apesar do especial destaque que a ficção especulativa (ficção científica, fantástico e horror) costuma ter no Rascunhos (ou não fosse a minha formação científica) costumo ler de tudo um pouco, mas dou primazia a histórias onde a narrativa seja mais desenvolvida.
Autores favoritos? Aqui está uma pergunta cuja resposta é tão variável quanto o tempo. Mas ainda assim existem constantes:Umberto Eco, Colleen McCullough ou Amin Maalouf na Ficção Histórica, Ursula Le Guin, Neil Gaiman, Ray Bradbury, China Miéville, Guy Gavriel Kay na Ficção Especulativa, Zoran Zivkovic, Dino Buzzati, Italo Calvino, Borges ou Kafka.
Com uma lista enorme de livros por ler e sem expectativa de que esta diminua nos próximos tempos, deixo-vos os meios pelos quais podem seguir as leituras que vou fazendo:
Programa de rádio na Voz Online
Podcast após lançamento do programa
Contactos
E-mail: acrisalves@gmail.com
Mais informações: