IMG_3972

Este pequeno volume foi um dos três livros publicados pela recentemente extinta Letras com Asas. Para além deste publicou Renascer das Chamas de Susana Almeida e O poder interior de Bruno Matos. Immortalis Histórias de Sombra e Redenção é o volume número 1 da colecção, e contém três histórias de Carla Ribeiro, dona do blog As Leituras do Corvo.

Pior que a morte é a primeira história. Centrada num outrora cavalheiro, mas agora renegado, de alcunha Imperdoável, acompanha-o no percurso que o levou à desgraça numa realidade de contornos medievais onde a rainha maga reina aconselhada pelos seus cavalheiros. Se a magia é usada pelos seguidores dos antigos Deuses, é-a também usada pelos sacerdotes de um novo Deus que pretendem dominar todos e através da nova religião exercer um poder sem limites sobre o povo. Mas terá sido o Imperdoável, no papel anterior de conselheiro da Rainha, que terá realçado as falsidades e maldades dos sacerdotes – mas não sem consequências.

Apesar de revelar uma história interessante, a forma e as condições em que esta nos é contada, não foi, para mim, totalmente verosímil. O Imperdoável acorda às mãos de uma maga que o pretende usar como moeda de troca, mas após pedir a morte ao invés de tal fim, acaba por lhe contar as circunstâncias em que ganhou o cognome e consequentemente por ganhar a confiança da maga.

Voltar a Voar, segunda história do conjunto, pareceu-me mais fluída e envolvente, a história do último dragão que, para sobreviver à exterminação pelos humanos, se transforma também ele em humano, conservando pouca da sua forte magia original. Conhecido como homem de letras é procurado por todos aqueles que procuram conhecer as antigas lendas dos dragões, entre eles, uma caçadora de dragões, que procura um dos príncipes do qual se desconhece o fim. Convivendo por conta do assunto que os fascina a ambos, acabam por se aproximar muito mais do que era suposto.

A última história é de vampiros, Irmãos de Sangue. Mas não esperem vampiros românticos – aqui vivem em comunidades fechadas, sem se dar a conhecer aos humanos. Nesta história um vampiro tentou voltar a ver o irmão que o julga morto, arriscando a vida de toda a sua colónia. Acorda com poucas recordações do momento em que terá sido contido pelos seus novos irmãos, surpreendendo-se por não ter sido eliminado por constituir um perigo. À cabeceira encontra o vampiro que o terá transformado e que por ele é responsável. Uma história de irmandade na nova vida quase eterna.

Do conjunto das três histórias, gostei mais das últimas, mais concisas e directas em forma, com menos frases poéticas que a primeira, algo que para mim distancia o texto. Já tinha tido oportunidade de ler outras histórias da autora (em Pela sombra morrerão e na revista Conto Fantástico) e comparando, considero que estas histórias estão bastante melhores que as anteriores.