cyberabad

 

Duas semanas depois, e mais uns quantos livros que passaram para a minha Wishlist. Entre os quais, três se destacam: Cyberabad days (Ian McDonald), Extraordinary Engines: The Definitive Steampunk Anthology, e Year’s Best Fantasy and Horror 2008. Todas ou quase todas as alusões a River of Gods atribuem a esta obra o título de “um dos melhores livros de FC”, tendo sido uma das principais razões pela qual corri a pegar no livro – é raro várias pessoas de gostos diferentes indicarem uma mesma obra como predilecta dentro de um género extenso como a FC. Brasyl foi o livro seguinte publicado de Ian McDonald (2007), e teve também várias menções positivas, ainda que não o tenha lido. Segue-se Cyberabad, uma compilação de histórias que decorrem no mesmo ambiente que River of Gods, o que desde já me cativou. Lançado em duas edições distintas, uma delas de Stephan Martinieres, obteve já algumas críticas bastante positivas. Desta colectânea fazem parte as seguintes histórias:

The Little Goddess

  • The Djinn’s Wife
  • The Dust Assassin
  • Jasbir and Sujay go Shaadi
  • Sanjeev and Robotwallah
  • Kyle meets the River
  • An Eligible Boy
  • Vishnu at the Cat Circus

De realçar que Little Goddess foi nomeado para um Hugo em 2006, e que Djinn’s Wife não só obteve um Hugo como o BSFA short Fiction em 2007. Extraordinary Engines: The Definitive Steampunk Anthology pertence a um género comummente designado por Steampunk.

Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época – como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. In Wikipedia

Dentro do género podem ser colocadas obras como Titus Alone , The Wild Wild West ou The League of Extraordinary Gentlemen. Na colectânea podem encontrar histórias de vários autores conhecidos: Stephen Baxter, Eric Brown, Paul Di Filippo, Hal Duncan, Ian R. MacLeod, Michael Moorcock, James Morrow, Kim Newman, Robert Reed, Adam Roberts, Lucius Shepard, Brian Stableford ou Jeff VanderMeer. Por último, Year’s Best Fantasy and Horror 2008, uma colectânea anual de Ellen Datlow que em 2008 apresenta uma capa bastante distinta das anteriores, que eram bastante uniformes e standartizadas. Ainda que na sua maioria contenha histórias de autores desconhecidos, poderá dar a conhecer autores interessantes.