Jonathan Strange & Mr Norrell, de Susanna Clarke tornou-se um dos livros mais conhecidos de Fantasia, tendo sido premiado com os prémios Hugo e World Fantasy Award, e nomeado para inúmeros outros.
As opiniões, no entanto, diferem. Para uns demasiado longo, aborrecido perdendo-se nas inúmeras notas de rodapé, para outros uma obra fascinante para quem as anotações são um acrescento que ajuda a fortalecer o mundo que envolve a história.
Eu gostei de ler – a rivalidade de dois magos num século XIX inglês alternativo da qual a magia faz parte.
The Ladies of Grace Adieu and Other Stories revelou-se bastante diferente do primeiro livro da autora. A colectânea de oito contos em que algums decorrem no mesmo mundo que Jonathan Strange & Mr Norrell, distingue-se não só pelo estilo, como pelo tamanho dos parágrafos, o ritmo das frases, a seriedade das palavras e a total ausência das míticas notas de rodapé. Na verdade, é como se os contos tivessem sido escritos por outra pessoa, não possuindo a solidez do aclamado Jonathan Strange & Mr Norrell.
É, no entanto, um conjunto de histórias engraçadas, aprazíveis que, simplesmente, não devem ser lidas como tendo em vista uma continuação do livro anterior.