No seguimento de Elspeth, a Senhora do Pensamento, a Bertrand Editora lança Elspeth – Os Libertadores do Pensamento. Da autoria de Isobelle Carmody, os livros, destinados a um público jovem, parecem rondar em torno de uma nova Inquisição, controladora e vigiante, num mundo em que se re-estabeleceu a caça às bruxas:
Desde que tomou posse de Obernewtyn, a comunidade de Inadaptados floresceu em segredo, ao abrigo da sua localização remota e isolada. O novo Senhor de Obernewtyn preside a um conselho de Irmandades que reúne os representantes de vários Talentos: subjugadores, curandeiros, videntes, perscrutadores, encantadores e a enigmática Irmandade do Engenho empenham-se em desenvolver os seus dons reprimidos, preparando o confronto inevitável com o Conselho tirânico que governa a Terra. Enquanto planeiam libertar um poderoso Inadaptado que vive no outro extremo da Terra, uma vidente prevê que o destino de Obernewtyn depende desta nova missão. Guiada por Elspeth Gordie, mestre da Irmandade dos Perscrutadores, a expedição mergulha nos escombros do velho mundo, em caminhos banidos dos mapas e na vertigem do conhecimento proibido. Elspeth terá de socorrer-se do seu extraordinário poder mental para enfrentar os perigos que ameaçam comprometer a expedição e conduzir à queda de Obernewtyn. Mas aguarda-a, ainda, um outro desafio: localizar as máquinas da morte e impedir uma segunda era de destruição. Elspeth prepara-se, em segredo, para esta viagem sombria, sabendo que nela se centram as esperanças e profecias dos mais sábios entre os sábios.
A Editorial Presença, por sua vez, publicou A Pantera das Nuvens (Kenneth Oppel) e O Ladrão da Tempestade (Chris Wooding). A Pantera das Nuvens (Kenneth Oppel) ganhou vários prémios, entre eles o School Library Journal Best Book e o Ruth and Sylvia Schwartz Children’s Book Award. Primeiro de uma trilogia, deverá ser adaptado para cinema pela Universal Pictures. Este será outro livro fantástico, mais virado para o público juvenil:
Ao cruzar as águas do Pacífico, Matt Cruse estava quase a acabar o seu turno de vigia, a bordo do esplendoroso Aurora, quando avistou um balão de ar quente num estado de quase total destruição. Antes de morrer, o piloto fala-lhe de criaturas fantásticas que tinha avistado a voar por entre as nuvens, mas só quando Matt conhece Kate de Vries, a acção começa verdadeiramente. O dirigível é assaltado por perigosos piratas do ar e a demanda dos dois heróis desenrola-se vertiginosamente, num mundo impensável fruto de uma poderosa imaginação.
O Ladrão da Tempestade, pertence ao mesmo autor que a trilogia Teia do Mundo, publicada, em Portugal, também pela Editorial Presença:
No meio de um vasto oceano, existe uma cidade-ilha chamada Orokos, onde nunca ninguém conseguiu entrar e donde nunca ninguém conseguiu sair. Em Orokos existe um estranho fenómeno, as tempestades de probabilidades, que têm o poder de alterar tudo à sua passagem. Rail e Moa são dois jovens ladrões que há muito vivem com as consequências das tempestades – até que um dia ficam na posse de um artefacto antigo, que os conduzirá até ao segredo mais tenebroso de Orokos.
Mais importante do que estes lançamentos, parece-me, é a re-edição de uma série de livros em formato de bolso, pela Bisleya.
Entre estes destacaria a História Universal da Infâmia de Jorge Luís Borges, Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe, Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll ou O Processo de Franz Kafka.
Jorge Luís Borges é muitas vezes descrito como um dos autores que mais influenciou a literatura actual, tendo-se destacado fundamentalmente pelos seus contos e histórias curtas:
De acordo com as palavras do autor, História Universal da Infâmia «São a irresponsável brincadeira de um tímido que não se animou a escrever contos e que se distraiu em fabricar e tergiversar (sem justificativa estética, vez ou outra) alheias histórias.» As narrativas reunidas neste livro foram executadas de 1933 a 1934, e, segundo o autor: «Derivam, creio, das minhas releituras de Stevenson e de Chesterton e também dos primeiros filmes de Von Sternberg e talvez de certa biografia de Evaristo Carriego.»
Edgar Allan Poe, um dos percursores da ficção científica e da fantasia, é conhecido pelas suas histórias no género horror / terror, entre elas das mais conhecidas: The Black Cat, The Masque of the Read Death, The Fall of the House of Usher ou The Pit and the pendulum. Histórias Fantásticas é mais uma coletânea dos contos do autor.