O Mago – Aprendiz, de Raymond Feist é a grande aposta fantástica da Saída de Emergência deste mês, o primeiro da série Riftwar, que se centra num jovem orfão que irá transformar-se num mago:

Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia… Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis.

Com a estreia do filme de Tim Burton, a Editorial Presença, Publicações Asa relançam os clássicos de Lewis Carroll Aventuras de Alice no País das Maravilhas, ou Alice do Outro Lado do Espelho de Lewis Carroll.

A Bertrand aposta este mês na publicação dos dois volumes de O Dom, o primeiro volume da série As Crónicas de Pellinor, da autoria de Alison Croggon:

Segunda parte do primeiro livro da saga ‘As Crónicas de Pellinor’. Intitulado “The Gift” conta-nos a história de uma criança que perde os pais na guerra de Pellinor. Maerad, a criança, vem a descobrir que tem um maravilhoso Dom, mas não sabe o que fazer com ele. Só quando é descoberta por Cadvan, um dos grandes bardos de lirigion, a verdade da sua herança é revelada e Maerad saberá que tem de sobreviver às forças das trevas.

Guerra Mundial Z, de Max Brooks é a aposta da Gailivro, um conjunto de relatos em torno da guerra de zombies, incluindo testemunhos dos sobreviventes à epidemia, onde se revela a transformação social e política resultantes:

Trabalhando para a Comissão do Pós-Guera das Nações Unidas, Max Brooks teve acesso quase exclusivo aos arquitectos da vitória da Guerra Mundia Z. Se o relatório da ONU fornece um relato factual autorizado de tudo o que aconteceu, nesta obra, de um dos principais autores e investigadores que contribuíram para esse relatório, estão os testemunhos, feitos na primeira pessoa, dos que viveram o surto de epidemia/pandemia e que revelam o terrível custo humano deste conflito.

Do doutor Kwng Jingshu, o médico chinês que examinou o “ Doente Zero”, a Paul Redeker, o muito controverso autor do Plano Laranja, Brooks falou com mais protagonistas fundamentais da guerra dos Zombies do que qualquer outra pessoa. Ao longo deste livro, o autor revela a extensão integral das transformações sociais e políticas a que o surto deu origem. A natureza perturbadora destes relatos exige ao leitor alguma coragem. Mas, como diz Brooks, não podemos esconder-nos por detrás das estatísticas entorpecedoras dos relatórios oficiais. Chegou a altura de encarar o verdadeiro horror que foi a guerra dos Zombies.

Do mesmo autor de Enciclopédia da Estória Universal, Afonso Cruz, é lançado pela Caminho Os Livros que devoraram os meus pais . Para saberem mais sobre o autor, podem consultar o blog, sobre o livro aqui fica a sinopse:

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

Entretanto, foi lançado o primeiro volume da colecção MIR, pela Antagonista, que reúne Pela Sombra Morrerão de Carla Ribeiro e Golfinho de Júpiter de Mary Rosenblum (nomeado para o prémio Hugo para a categoria de novela).

Sobre ambos os livros podem consultar o blog oficial da editora ou da colecção: Golfinho de Júpiter de Mary Rosenblun e Pela Sombra Morrerão de Carla Ribeiro.

Nas BD’s assistimos ao lançamento de As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, da autoria de Filipe Melo e Juan Cavia, pela Tinta da China. A história tem como personagem principal um distribuidor de pizzas em Lisboa, cidade que se encontra infestada de monstros:

O livro é a história maravilhosamente ilustrada e bem contada de um distribuidor de pizzas chamado Eurico e das suas aventuras numa Lisboa infestada de monstros. A sua moto é roubada (e o seu trabalho a distribuir pizzas depende dela!), o que o obriga a recorrer aos serviços de Dog “Investigador do Oculto” Mendonça. A eles junta-se Pazuul, uma menina que não é o que parece, e a cabeça de uma Gárgula que fala pelos cotovelos. Entretanto, as crianças de Lisboa estão a ser raptadas durante a noite! Sob as ruas da cidade, o pior de todos os monstros está a trabalhar arduamente para levar a cabo o seu plano maléfico. Quem será ele? Bem, suponho que vão ter mesmo de ler para descobrir..