Bastante diferente em tom e em conteúdo dos restantes contos desta colectânea, The Lunatics retrata um grupo de mineiros numa base lunar, pessoas que terão vivido na terra e, por cometerem alguma infracção na Terra, foram enviados para a Lua para desempenhar uma tarefa que tem uma curta esperança de vida.
Antes de chegarem à base lunar as suas memórias são eliminadas. No entanto, um dos mineiros que terá sofrito um acidente antes de ser enviado para a Lua, recorda a vida na Terra. Desprovidos de memórias os restantes mineiros ouvem com admiração quase infantil as histórias de uma existência melhor do que a curta e sombria que os espera.
Enquanto procuram, na lua, um minério valioso, os mineiros vão desaparecendo, um a um, na escuridão, sem barulhos nem confusões, sentindo-se apenas uma enorme e rápida presença antes de cada desaparecimento. Mas a história afinal não é tão negra quanto parece.
Ainda que de início a premissa seja interessante e a história pudesse ter seguido esse percurso inicial, o autor optou por incluir várias reviravoltas que vão tornando a história, a cada salto, cada vez mais confusa. Não sendo uma história muito longa as reviravoltas sucedem-se mais rapidamente do que é possível ao leitor aceitar e, uma história envolvente (ainda que melancólica) torna-se cada vez mais confusa.
A história encontra-se disponível gratuitamente para leitura no site da Tor.com.
