Conhecido autor de obras fantásticas para jovens, Garth Nix dedica-se unicamente à escrita, apesar de acreditar que a exclusividade pode explicar o comportamento excêntrico de alguns escritores.

De entre a sua obra, destaca-se a conhecida série Old Kingdom, publicada em português pela Presença e que se inicia com Sabriel, continuando com Abhsorsen e Lirael.

O primeiro livro da trilogia centra-se na personagem que dá nome ao livro, relatando em primeiro lugar o seu estranho nascimento. Sabriel estuda num colégio interno, no reino do outro lado da muralha que separa duas realidades. Ali aprende as noções básicas da magia das cartas, conhecimentos estes complementados por pequenas lições do pai, o Abhorsen – um género de Necromante cuja função é aprisionar os mortos na morte, um papel preponderante no equilíbrio do Reino Mágico.

Quando algo acontece ao pai, Sabriel vê-se lançada na busca pelo corpo, partindo para casa, no outro Reino. Aí encontra um gato falante que a irá acompanhar na viagem. Pelo caminho conhece ainda um herói que se irá juntar na procura.

Engraçada, mas notoriamente destinada a um público mais jovem, a história tem uma perspectiva peculiar do mundo mágico que poderia ser explorada de modo mais cativante. Ainda que de fácil leitura, cai nalguns clichés típicos, demorando-se demasiado nas descrições de cansaço e desespero das personagens numa constante tentativa de transmitir urgência.

Apesar da simplicidade e das características atraentes do mundo mágico, a motivação para prosseguir página após página foi pouca, e a leitura alongou-se muito para além do habitual – não me senti cativada.