O Arquivista – As Cidades Obscuras – Schuiten e Peeters

O Arquivista decorre na mesma realidade de outros volumes criados por Schuiten e Peeters que compõem As Cidades Obscuras, uma série de livros onde se apresenta um outro mundo, bastante semelhante ao nosso, com pontos de ligação obscuros. Se, em outros volumes como A Teoria do Grão de Areia ou A Febre de Urbicanda se parece explorar um fenómeno inexplicável com consequências na cidade, em O Arquivista acompanhamos um homem que pretende desenvolver a sua tese nas míticas cidades.

Tendo este objectivo em mente, O Arquivista reúne várias provas da existência destas cidades – provas que apresentam elementos ao longo de várias épocas, com elementos associados aos fenómenos explorados noutros livros da série. Esta exploração vem sustentar a relação imaginária entre As Cidades Obscuras e outras realidades – uma relação que muitos parecem discordar, negar e querer apagar.

Ao contrário de outros, este não é uma história de banda desenhada, antes uma história ilustrada. Nas páginas pares apresenta-se um curso texto que vai narrando os acontecimentos, enquanto que, nas páginas ímpares se apresentam as provas, sobretudo retratos da cidade e dos seus habitantes, remetendo para alguns cenários apresentados noutros livros da série.

O Arquivista é um volume curioso. É um volume que existe em cima dos anteriores, uma espécie de jogo borgiano que usa os limites da realidade para criar um mundo fantástico, quase possível, de construções imponentes e arrebatadoras, onde os autores podem dar azo à imaginação. Neste volume o jogo é consciente e propositado, como querendo deixar na mente do leitor a semente da dúvida da existência deste Universo. Sem dúvida uma boa leitura, mas que acho que será melhor apreciada por quem já conhece este Universo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.