Depois de apresentadas as listas da Worldcon com os 10 livros de FC essenciais, dos últimos 20 anos, talvez seja a vez de apresentar listas semelhantes para fantasia. Ainda que de carácter menos oficial e não tão significativas, neste último link podemos ver quais as listagens do pessoal do Vector, jornal da British Science Fiction Association.
Algumas referências são constantes:
- The Iron Dragon’s Daughter – Michael Swanwick
- Jonathan Strange & Mr Norrell – Susanna Clarke
- Perdido Street Station – China Mieville
E das três apenas posso concordar com a do meio. Perdido Street Station de China Miéville é daqueles livros que há muito quero ler, mas só recentemente o adquiri.
Por sua vez, o livro de Susanna Clarke, Jonathan Strange & Mr Norrell, não é um livro fácil de ler. Admito. Para alguns leitores tem demasiadas anotações, muitas palavras e pouca acção. Entendo a reacção de alguns à resolução da história. A mim, deixou-me aquela sensação completa de uma história bem contada. Gostei das notas de rodapé, das referências a inúmeros livros inexistentes e da escrita intemporal.
The Iron Dragon’s Daughter é uma obra diferente. Consegue ter óptimas, excelentes passagens, mas talvez não seja o meu estilo. Ainda que tenha gostado do que li, não fiquei entusiasmada nem com vontade de ler mais. E não creio que tal reacção esteja relacionada com o final.
Outras referências persistentes e esperadas foram feitas a Game of Thrones (George R. R. Martin), Earthsea (Ursula Le Guin), Was (Geoff Ruman), His Dark Materials (Philip Pullman). Inesperados e desconhecidos, foram The Course of the Heart (M. John Harrison) e Map of Dreams (M. Rickert). Terei de procurar que livros são estes.
Espantei-me com as referências a Coraline (Neil Gaiman) – um livro jeitoso, mas que dificilmente qualificaria como dos melhores de Neil Gaiman.

E finalmente, uma possível lista minha (que estará em constante mudança, conforme me recorde de algo, ou vá lendo coisas novas):
- House of Leaves – Mark Z. Danielewski
- A Sereia de Curitiba – Rhys Hughes
- A Game of Thrones – George R R Martin
- Biblioteca – Zoran Zivkovic
- Kafka on the Shore – Haruki Murakami
- The Last Light of the Sun – Guy Gavriel Kay
- City of Saints and Madmen – Jeff Vandermeer
- Iron Council – China Mieville
- O Império do Medo – Brian Stableford
- O Último Anel – Kiril Yeskov
E até deixava a lista de 20…. não tivesse descoberto que a maioria dos escolhidos tem mais de 20 anos.