E de entre os vários livros publicados em português recentemente, podem contar-se alguns bons exemplos do género fantástico e de ficção científica:
- Os Leões de Al-Rassam – Guy Gavriel Kay
- A Casa dos Desejos – Rudyard Kipling
- Air – Geoff Ryman
Ainda que as obras de Guy Gavriel Kay tenham somente sido alvo de nomeações, encontram-se quase sempre referidos entre os melhores do género. Decididamente, um dos seus livros pertence ao meu top 10 fantástico, e esta será de certeza uma boa escolha para qualquer fã do género, ainda que não tenha lido, ainda, Os Leões de Al-Rassam.
Por sua vez, de Kipling, é publicado, pela Editorial Presença, A Casa dos Desejos, um dos livros pertencentes à Biblioteca de Babel, escolhida por Borges.
Em último, Air. Não me teria apercebido do seu lançamento pela Gailivro se não mo tivessem referido. Originado num conto publicado na Magazine of Fantasy & Science Fiction, com o título Or, Have Not Have, nomeado para vários prémios, Air parece uma boa proposta dentro do género da Ficção Científica. Resta saber, tal como em relação aos restantes, se a qualidade da edição e da tradução compensam a compra em português.