
Steampunk parece ser um sub-género outra vez na moda: histórias decorridas por volta do século XIX, mas com acesso a desenvolvimentos tecnológicos típicos da actualidade. Dentro deste sub-género pode-se enquadrar a série The League of Extraordinary Gentlemen, The Difference Engine (Bruce Sterling e William Gibson).
Em FlashLight Worhty podem ver uma pequena lista de 10 clássicos do Steampunk, por Cheryl Morgan.
Mas a época vitoriana não entusiasmou só o género literário, mas ajudou na fundação de um estilo real que linhas vitorianas com mobiliário e tecnologia actual, originando peças espectaculares, algumas das quais podem ser visualizadas no The Definitive Guide To Steampunk Gadgets.
Sem tecnologia à mistura e completamente vitoriano, os circos de pulgas humanas são algo que nunca me teriam passado pela cabeça.
Temas apocalípticos são muito frequentes, principalmente em livros de Ficção Científica. No site Exit Mundi podem encontrar várias imagens do Fim do Mundo:
Some people collect postal stamps; Exit Mundi collects scenarios of what could go wrong with the world.
Se em Exit Mundi se coleccionam imagens, em Dark Roasted Blend reuniram, explicaram e ilustraram 10 apocalipses provocados por experiências científicas.
Finalmente, no blog de Gerry Canavan aparece uma pequena banda desenhada, ilustrando uma comparação entre um Mundo Pré-apocalíptico e o Mundo real em crise económica. Já agora, aproveitem para explorar o blog, que possui posts com títulos como “Another round of Star Wars in classic art” ou “Kill Bill in one minute and one take”.