Cântico dos Cânticos / Manual de Civilidade para Meninas

img_9780

Esta nova colecção da editora Guerra e Paz é de ficar nos olhos de qualquer um que adore livros! É que para além de reunir duas histórias curtas numa só (lá vem o ditado de que contos não vendem, mas neste embrulho, espero que contrariem a tendência), complementa-as com um texto explicativo e apresenta-as num cuidado gráfico exemplar que me seduziu à primeira vista.

img_9798

Este volume em particular interessou-me ainda mais por conter o, fora de circulação, Manual de Civilidade para Meninas de Pierre-Félix Louys, um texto apresentado por João Morales numa sessão de Recordar os Esquecidos, que representa uma aversão aos manuais de bom comportamento para jovens senhoras que abundavam na época, manuais estes que ajudavam a implementar uma hipocrisia burguesa, uma moral de bons costumes irritante e falsa, contra o qual o autor se revoltava.

img_9804

Mal recebido na época, este manual contrasta com o Cântico dos cânticos de Salomão, não só pela razão mais óbvia, a escolha de vocabulário escolhido para apresentar os seus intentos, mas porque podem representar objectivos invertidos. É que, enquanto o Cântico dos cânticos se apresenta como poema para realçar uma história de amor que pode esconder episódios bem mais sórdidos do que nos é dado a crer numa primeira leitura, já Manual de civilidade para meninas poderá possuir objectivos mais nobres ocultos na forma explícita e demasiado directa como sugere comportamentos sexuais.

img_9775

A estranha e contrastante união destes dois textos é explicada pela componente comum que ambos nos apresentam, centrando-se no atingir da felicidade pelo acto do amor. O resultado é uma combinação interessante em que a ponte é construída por textos de Eugénia de Vasconcellos e Manuel S. Fonseca: Salomão e o cântico dos cânticos, Jardim de Delícias e uma biografia de Pierre-Félix Louys.

Este volume foi publicado em Portugal pela Editora Guerra e Paz.

Um pensamento sobre “Cântico dos Cânticos / Manual de Civilidade para Meninas

  1. Pingback: Cântico dos Cânticos / Manual de Civilidade para Meninas — Rascunhos – www.jgbsproducoes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s