Miracleman

img_0092

Se, nas páginas iniciais, parece estarmos perante uma versão banal, inocente e cliché de um super-herói, com a progressão rapidamente percebemos que existem outros níveis de complexidade e de escuridão naquele que parece ser a encarnação da perfeição. Ou não fosse Miracleman uma criação de Alan Moore.

img_8964

Tendo como nome inicial Marvelman (nome que foi alterado pela sua semelhança com a Marvel), Miracleman apresenta-se como um homem que se transforma num ser invencível ao proferir uma frase mágica. De mente sublime, pensamentos perfeitos e capacidades físicas invejáveis por qualquer mortal, enquanto Miracleman conta com a parceria de outros dois seres de capacidades sobrenaturais, o Jovem Miracleman e o Kid Miracleman. Juntos, constituem a família Miracleman.

img_9137

A inicial perfeição, enjoativa na sua simplicidade e sublime harmonia, representada pelo trio, assemelha-se aos episódios familiares americanos onde o mundo é puro e perfeito e as forças do mal são sempre vencidas pelos poderosos heróis. Felizmente, o episódio inicial onde decorre uma típica batalha contra o vilão é apenas a porta para nos serem apresentados os conflitos interiores do homem e do herói em que se transforma, numa dualidade que não é de fácil convivência.

img_9132

Cerca de 30 anos depois deste episódio inicial, de batalha contra um típico vilão, em 1982, encontramos Miracleman enquanto homem vulnerável, esquecido das suas capacidades e do seu outro eu, a acordar ao lado da esposa. Enquanto jornalista, acorre a uma manifestação que se transforma em assalto e é aqui que redescobre Miracleman. Inicia-se aqui o choque entre o homem e o herói – esquecido do herói o humano criou uma vida própria e a transformação em super, e consequente dissociação de personalidade, torna-se de difícil convivência e aceitação.

img_9142

Se, na sua condição humana, tem boas intenções mas é falível, enquanto super-herói consegue o impossível, incluindo engravidar a esposa, acontecimento que se transforma em ponto de ruptura no relacionamento e com ele próprio, principalmente quando se vê incapaz de proteger a família dos que a atacam. A consequente necessidade de ceder espaço de acção ao Miracleman, deixando-o ocupar o seu próprio espaço, deixa o homem psicologicamente fracturado e cada vez mais ausente.

img_9141

O conhecimento das circunstâncias negras que produziram o super-herói fazem amadurecer Miracleman. Enquanto ultrapassa a quebra da inocência torna-se cada vez mais sólido e poderoso mas, com a crescente perfeição, aumenta, também o afastamento com o seu lado humano e, consequentemente, torna-se menos íntimo do leitor. Miracleman torna-se progressivamente um Deus, um ser perfeito, capaz de feitos incríveis, muito acima dos defeitos dos seres humanos. Com esta progressão muda o tom, a perspectiva e a proximidade com a personagem.

mm_pg384-page-001

Imagem fornecida pela Editora G Floy

Enquanto livro de super-heróis Miracleman de Alan Moore ultrapassa o relato episódico de batalhas sublimes com vilões. Ainda que estas existam são passagens secundárias em comparação com a criação do herói perfeito que seguimos ao longo do livro. E se inicialmente era uma falsa perfeição, romântica, simplista e inocente na sua ignorância, com o desenvolvimento da história assistimos ao aparecimento do verdadeiro ser perfeito, intelectualmente superior, de aparente distanciamento emocional e correcto agir.

Este volume, que compila Miracleman da autoria de Alan Moore, foi publicado em Portugal pela G Floy.

Um pensamento sobre “Miracleman

  1. Pingback: Destaque: Miracleman A Idade de Ouro de Neil Gaiman | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s