Primeiro volume de uma colecção de Arte lançada pela editora Kalandraka, este Frida destaca-se por ser uma edição de luxo. O livro vem fechado num pacote especial de plástico e só após a sua retirada percebemos a textura especial da capa. As folhas de guarda apresentam um motivo alusivo à artista e à cultura mexicana, e no interior as folhas grossas apresentam recortes que irão possibilitar uma outra visão da arte que se apresenta.



Para além destes detalhes de luxo, destaca-se o nome do artista, Benjamin Lacombe, que tem vários livros ilustrados que se encontram na minha wishlist – uma maravilhosa Alice no País das Maravilhas (que já tenho) ou um livro sobre gatos que também é fascinante. Por algum motivo este lançamento pela Kalandraka tinha-me passado despercebido (em 2017).
O livro apresenta poemas e imagens belíssimas, composições que se desconstroem ao virar da página, sendo alguns trabalhos o resultado de camadas recortadas de várias páginas. O resultado é fabuloso do ponto de vista visual, mas também em significado, sendo que por detrás da aparência, estão circunstâncias e referências à cultura mexicana.
No final, existem alguns textos explicativos, que apresentam uma sucinta biografia de Frida, e cruzam alguns elementos fundamentais na sua vivência com a sua demonstração nos desenhos e textos que constituem o livro.



