Todos os anos, durante a convenção de jogos de tabuleiro que se denomina de Leiriacon, o Sábado à noite costuma ser reservado para a anuncio dos jogos a publicar pela editora Devir no mercado português. Costuma ser uma noite de boa disposição e surpresas, onde ouvimos falar dos mais diversos projectos e onde costumam estar presentes alguns autores. Este ano não foi excepção.

A sessão começa com a recordação dos lançamentos mais recentes, como Mindbug. Neste pequeno jogo de cartas (que adquiri em kickstarter) para dois jogadores, cada um invoca diferentes criaturas para a batalha. O mecanismo, já conhecido de outros jogos do género, é transformado com a possibilidade de usar o Mindbug para controlar as criaturas do oponente – é um twist curioso e engraçado que confere novas possibilidades. Outro dos lançamentos recentes é Get on Board Paris & Roma, um flip & write onde vamos viajando de metro numa das duas cidades, tentando optimizar o percurso para passar por locais ou transportar os passageiros que nos dêem mais pontos. É um jogo fluído, um puzzle que nos leva a tentar calcular e optimizar o melhor percurso.

Entre os restantes lançamentos recentes encontramos três clássicos e uma novidade curiosa. O primeiro trata-se de um conjunto de quatro mini-expansões para Carcassonne: Os Mercados de Leipzig, Os Claustros da Alemanha, As Catedrais da Alemanha e os Portageiros. O segundo é Catan Plus, uma nova edição de Catan que inclui, para além do jogo base, a expansão para 5-6 jogadores, a mini-expansão “Entre Amigos”, dois cenários alternativos de preparação do jogo (Índia e Península Ibérica) bem como duas mini-expansões O Pai Natal e O Coelho da Páscoa. Não, não então a brincar. Há mesmo duas mini-expansões para Catan com estes nomes.

O terceiro clássico dos lançamentos recentes é Genial. Só cá em casa temos duas edições do jogo – a tradicional, em caixa vermelha e uma de viagem para dois jogadores. A nova edição da versão tradicional, a quatro jogadores, estará, agora, em caixa preta. Trata-se de um jogo abstracto do Knizia em que cada jogador tentará fazer o máximo de pontos em todas as cores. Como outros jogos deste designer, a pontuação do jogador será equivalente à cor com menos pontuação, pelo que não se pode deixar nenhuma cor para trás.

Salton Sea é a novidade entre este grupo de recentes, um jogo que, de alguma forma, me tinha passado despercebido. É um jogo longo (120minutos) e relativamente pesado para quatro jogadores que me despertou grande interesse pelo tema, levando-nos a Califórnia, perto da fronteira do México, onde as características do mar salgado fazem com que seja um local único para gerar energia geotérmica mas, também, extrair lítio. O jogo tem como mecanismo principal, a colocação de trabalhadores (worker placement) mas variará com o facto destes trabalhadores serem colocados nas cartas de dinheiro que se podem usar como acções. Este é daqueles que estou curiosa por experimentar.