Li o primeiro ciclo de Murena em espanhol. Por um lado porque é difícil encontrar alguns dos volumes iniciais da série em português. Por outro, porque o conjunto ficou em conta. É uma série brutal que explora a violência aliada à política existente no Império romana, onde se elevam a desfazem rapidamente Imperadores.



Enquanto os primeiros volumes se centram em Agripina e como terá levado ao poder o seu filho Nero, nestes volumes, o foco agora está em Nero e em Murena, um como Imperador, outro alimentando raiva e sede de vingança nas sombras. Nero não está rodeado dos melhores conselheiros, havendo quem arquitecte planos para se enriquecer. Já Murena, vai perdendo, de volume em volume, tudo o que tem, ostracizado e sem a mulher que ama.
A história caracteriza-se por se focar nas várias tramas políticas, ao mesmo tempo que acompanha como o poder é fortalecido por brutamontes contratados. Várias pessoas são assassinadas nas sombras, ao mesmo tempo que outras caem em desgraça repentina por conta das alianças ou laços familiares. Em pano de fundo, e num papel secundário, existem os judeus e os novos cristãos (confundidos pelos romanos) que podem servir de bode espiatório perfeito pelas diferenças apresentados, incompreensíveis para os romanos.



Trata-se de uma série brutal que recorda as séries televisivas como Rome, onde a sociedade romana é caracterizada como impiedosa e capaz das maiores atrocidades, pela possibilidade de adquirir mais poder e mais dinheiro no Império. A história vai apresentando vários episódios de acção, sobretudo com os confrontos corpo a corpo que vão decorrendo, mas não descurando o desenvolvimento de personagens, quer principais, quer secundárias.
Neste sentido, a história vai-se focando em pequenos episódios de personagens secundárias, espalhados ao longo dos volumes, que permitem ter uma visão da vida de pessoas de várias origens e vários estratos sociais. São personagens menos exploradas, mas cuja caracterização é feita rapidamente focando-se no essencial, mas com bons resultados.



Murena é uma série de banda desenhada que se foca na Roma de Agripina e Nero, apresentando, como outras séries da mesma época, tanto o lado violento da cidade, como as teias políticas do Império. A complexidade do Império romano permite explorar várias vertentes e várias personagens, havendo nesta série, o foco em Murena. É uma série que se distingue, também, no aspecto visual, de desenho lustroso e iluminado, e que me tem agradado ao longo de todos os volumes.