How to draw comics the Marvel way – Stan Lee e John Buscema

Não, não vou começar a desenhar. Até porque não tenho grande jeito para tal. Mas no seguimento de este livro ter sido aconselhado por algumas editores em grupos de banda desenhada, resolvi lê-lo para ter uma perspectiva diferente sobre alguns livros que leio.

Então, mas qual é a diferença entre desenhar e desenhar ao estilo Marvel? Neste volume mostram-se truques visuais para dar a tragicidade das histórias de super-heróis. Estes truques podem passar, por exemplo, pela estrutura e postura dos heróis – de pernas mais abertas, ombros largos; ou pelas perspectivas. Já o dinamismo pode ser conseguido recorrendo a movimentos exagerados, ou ângulos mais dramáticos.

Mas não só. A posição das personagens num determinado quadro também não é inocente, facilitando a passagem entre os vários quadrados com, por exemplo, a direcção dos corpos que indicam a ordem de leitura. Tudo isto são truques, que, depois de ler o livro, tornam a leitura mais consciente.

Este livro descreve estes truques, explica-os e exemplifica-os, chegando ao ponto de mostrar uma página hipotética de uma história, desenhada da forma “normal” e da forma Marvel. Para além de se debruçar nas páginas da banda desenhada, existe, também, uma secção que mostra os detalhes de uma capa.

No final, achei que se tratava de uma leitura interessante para quem gosta de ler banda desenhada, permitindo que alguns aspectos da leitura se tornem mais conscientes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.