Neste livro Joanne Harris conta a história de uma senhora viúva (Framboise) que retorna à vila onde cresceu com os irmãos. Framboise esconde a sua identidade e abre uma “creperie” aproveitando o livro de receitas que a mãe lhe deixou. Mas o livro de receitas não é só um rol de ingredientes e instruções culinárias, mas também um apanhado dos momentos principais da família. E assim, Framboise vai relembrando a infância tumoltuosa no tempo da guerra, com os seus irmãos Cassis e Reine-Claude.. as lembranças são intercaladas com o relato do actual – a relação com o problemático sobrinho (filho de Cassis), a relação com as filhas, e a relação com um amigo de infância do qual tenta esconder a identidade.
Comparativamente a outros livros da autora, a história neste é contada de uma maneira mais lenta e talvez por se tratar de uma personagem idosa, a história é contada com tempo, e sem pressas de descortinar os mistérios pendentes.
I know, I know. You want me to get to the point. But this is at least as important as the rest, the method of telling, and the time taken to tell. It has taken me fifty-five to begin, at least let me do it in my own way.
O ritmo da acção é pausado, mas o da leitura não tem de o ser. A história está bem construída e apesar de ter criado uma embirrão inicial crónica acaba-se a torcer pela Françoise.
Embora a história possa ser comparada à de Chocolate, para mim resume-se ao ponto de partida – uma loja de doces abre as portas às mãos de uma estranha à povoação. Em Cinco Quartos de Laranja a acção principal é passada, e é sempre com este em mente que Françoise reage.
Não é o melhor da autora, mas aconselhável a quem gosta do género.
Gostava de ter o resumo deste livro, se desse para me enviar eu agradecia. Obrigado
Gostaria de ter o resumo deste livro.
Se for possível o envio deste para o meu e-mail agradecia.
Obrigado
tenho um trabalho para fazer sobre o livro e gostava de saber se me podiam mandar o resumo, apesar de ja ter lido o livro e ter adorado a história, apesar de não ter nada a ver com chocolate
I have read Joanne Harris’ food trilogy, and Five Quarters of the Orange is the best one~