Paródia Evolutiva Humana – Elfos ou anões?

Bem, e o que sai quando um economista (que lecciona Teoria Política e faz parte de uma coisa estranha chamada Evolutionary Moral Psychology Group) resolve opinar sobre evolução na espécie humana? – Uma notícia na BBC News que deve ser algo como Monty Python para cientistas (ou conhecedores da teoria da evolução)… Infelizmente, o artigo pretende ter um teor sério e credível.

Mas tanto palreio sobre a teoria… afinal em que consiste?
Primeiro que tudo, supõe que a raça humana se ramificaria em duas partes. Mas a divisão não é a parte aberratória – em que consiste, isso sim é cómico.

Evolutionary theorist Oliver Curry of the London School of Economics expects a genetic upper class and a dim-witted underclass to emerge.

Basicamente pressupõe a formação da classe de escravos burros feios e estúpidos, verdadeiros anões; e de uma classe de elite, constituída por indivíduos saudáveis, de longevidade elevada, altos, esbeltos, férteis e de aspecto jovem.

Physical appearance, driven by indicators of health, youth and fertility, will improve, he says, while men will exhibit symmetrical facial features, look athletic, and have squarer jaws, deeper voices and bigger penises.

Women, on the other hand, will develop lighter, smooth, hairless skin, large clear eyes, pert breasts, glossy hair, and even features, he adds. Racial differences will be ironed out by interbreeding, producing a uniform race of coffee-coloured people.

Só algumas coisas

1. Nós não somos cães. Não só temos genes escondidos (muitas pessoas morenas têm gene para olhos azuis, mas o gene dos olhos castanhos sobrepõe-se), como normalmente as pessoas não escolhem os parceiros com o objectivo de apurar determinada característica genética. Além disso… os séculos de cruzamento entre elites resultaram em acumulação de doenças nas várias famílias reais europeias… e não na criação de uma classe perfeita

2. Diz-se que a Simetria Facial representa saúde e a ausência de doenças deformatórias na infância, mas com a diminuição das doenças, com o aumento dos tratamentos para tudo, e com as várias técnicas plásticas, provavelmente até serão bonitos e tal… agora o que tem isso a ver com os genes ou com a evolução da espécie? Simplesmente carregam os genes para todas as deficiências e mais algumas, mas tal não é visível.

3. Bigger Penises??? algum fetiche ou desejo do autor?

4. bem, é so a mim que parece haver incongruência no tom de pele ? “lighter, smooth, hairless skin”…. “coffee-coloured people”

5. hairless skin – no blog de um cientista na Science vêm dois interessantes argumentos. A) existe actualmente algum tipo de selecção negativa quanto a isto? as senhoras com mais pêlos rapam-nos … por isso… os homens não vêm se elas são peludas ou não… B) supostamente o número de pêlos que temos corresponde ao dos primatas nossos primos … diferença é que os temos vários finos, transparentes ou raquíticos….

6. pert breasts? outro comentário engraçado retirado do tal blog…. falta os homens começarem a adquirir vários tentáculos.

7. Que raio de diferenças raciais? segundo vários antropólogos, geniticistas e por aí fora, a variabilidade genética existente na espécie humana não é suficiente para definir raças…

8. Já agora, a coloração da pele parece que difere quanto ao local onde nascemos. Supostamente se as crianças nascerem em locais com pouco sol, desenvolvem uma tonalidade mais clara por não necessitarem da melanina produzida….

Oh wellll……. e depois ainda publica isto na BBC News…. Faz lembrar as notícias nos jornais que são chorrilhos de disparates…..

3 comments

  1. e já agora como é que o senhor pensa que isso iria ser alcançado?

    Obrigando as senhoras sem pêlos e mamas jeitosas a só irem pró chavascal com senhores de pilas grandes e aspecto musculado e vice-versa??…

    Acho que os critérios editoriais hoje em dia são qualquer coisa como “não há critérios”! E eu que até tenho alguma consideração pela BBC…

  2. Não faço a mínima ideia…. mas de certeza que não pode ser evolução… quanto muito manipulação genética e muitas plásticas e botox… e silicone, e tratamenos… e…..

    Bem, quanto à BBC, às vezes o problema prende-se com duas questões
    1. notícias que chamem a atenção do público comum
    2. existência de pessoas capazes na redacção capazes de analisar o que recebem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.