A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e outras estórias – Tim Burton

Ou Melancholy Death of Oyster Boy

Para os conhecedores dos filmes de Tim Burton, como Nighmare Before Christmas (Estranho Mundo de Jack) ou Corpe’s Bride (Noiva Cadáver), o ambiente carregado de elementos de horror e de fantasia, envolto em estranha magia é já familiar.

Nos filmes os contextos sinistros tornam-se fascinantes pela dualidade das sensações antagónicas que nos desperta, alternando entre a repulsa e a atracção.

Nightmare Before Chritmas e Corpe’s Bride destacam-se como dos meus filmes favoritos de animação – o reino das aparências desaparece para dar lugar à realidade, poucas vezes bonita. É nos cenários negros, cadavéricos ou tumulares que se descobre a vida ou a beleza improvável, são estes cenários supostamente taciturnos que servem de palco aos elencos irónicos e satíricos onde se exploram os valores da sociedade.

O livro, composto por pequenos contos em verso, permite-nos vislumbrar de novo a mente criadora destes dois filmes. Pequenas histórias sobre crianças diferentes das restantes, que se tornam em desculpa para o mau ambiente familiar, que acabam muitas vezes por ser renegadas pelos progenitores. Infelizes ou tristes por serem de tal forma distinguidas, algumas crianças lutam repetidamente para se enquadrarem. Outras há, cuja distinção se lhes torna familiar, deixando de se sentir desadaptadas de maneira invulgar.

Histórias inesperadas, engraçadas ou escabrosas – algumas simples quadras, outras longas páginas de rimas; mas todas marcadas pela imaginção indistinguivel de Tim Burton.

Em Portugal encontrei uma edição em capa dura, até há pouco tempo quase desconhecida pela recentemente falecida editora Errata. Entretanto aparece referência na Editora Antígona ao livro. A primeira encontra-se disponível na FNAC, a segunda parece ainda não ter sido lançada. Apesar de não conhecer o original, a tradução pareceu-me boa e cuidada nalgumas passagens que devem ter requerido imenso trabalho.

10 comments

  1. Desde ha uns anos que há uma versão online do livro num site malhoso 🙂

    http://homepage.eircom.net/~sebulbac/burton/home.html

    Quanto a mim o “Toxic Boy” está particularmente bem conseguido, e para quem gosta deste tipo de coisas sugeria também os livros do Roman Dirge. Ele é mais conhecido pelo personagem “Lenore”, mas os outros livros são deliciosos. Sugiro especialmente um chamado “The monsters in my tummy”.

  2. É engraçado que no dia em q li este post, encontrei a tal 2ª edição da Antígona numa papelaria do VG (e fui verificar e o livro n estava na Bertrand).
    Cada vez mais curioso encontrar livros mais rapidamente nas papelarias que nas livrarias…

  3. olaaaaaa ,sou muitíssimo fã de tim burton,e amo aquele filme estranho mundo de jack,adoro esse filme desde os meus cinco anos de idade.tim burton,continue sempre assim com seu talento incrivel,um abraçao e beijusssss***

  4. SWEENEY TODD, NIGHTMARE BEFORE X-MAS, CORPSE BRIDE E MUITOS OTROS. SAO FANTASTICOS FILMES DO NOSSO FAMOSO TIM BURTON. ESPERE KE UM DIA O POSSA VER . ADORO O MUNDO DO TEATRO MUSICAL COM AKELE EXTILO Á TIM BURTON E GOSTO MUITO DO MUXICAL CHICAGO….BJS..
    ass:PIMENTINHA:)E ANDO NA ROCHA E CHAMAM-ME PIRES

  5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOo TIM BURTON

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.