Este é um monte pequeno e algo uniforme. Os cinco primeiros volumes são edições da Science Fiction Book Club, livros de capa dura, e edição cuidada. Mais conhecido por livros como Stranger in a Strange Land (publicado em Portugal pela Europa-América e pela Livros do Brasil como Estranho numa Terra Estranha) ou The Moon Is a Harsh Mistress, The Door into Summer é um livro menos falado, mas com uma história estranha: o presente nada tem para oferecer a Dan Davis, traído recentemente no amor e nos negócios. Assim, opta por um sono que dura 30 anos, descobrindo que as invenções que teria desenvolvido foram misteriosamente patenteadas em seu nome.

Three Hearts and Three Lions, de Poul Anderson parece uma história típica de fantasia, iniciando-se como vários contos celtas: um homem ferido na Dinamarca ocupada pelos nazis, acorda numa terra mágica de cavaleiros, dragões e mágicos.

Conjuntamente com Dispossessed, The Left Hand of Darkness é um dos livros mais falados de SF da autora Ursula Le Guin, decorrendo ambos no mesmo Universo. São ambos livros fulcrais dentro do género, duas falhas que penso compensar em breve.

Octavia Butler encontra-se entre as mais famosas escritoras mais famosas de ficção científica, ganhando vários prémios,  entre os quais Hugo e Nebula. Wild Seed fará parte de uma série, Patternmaster , de influência curiosa: depois de ler várias histórias de ficção científica, Octavia, com 12 anos, assiste a um péssimo filme do género, decidindo que conseguirá escrever uma história melhor.

Nomeado para um Hugo e para um Nebula, vencedor do World Fantasy Award, Little Big é muitas vezes referenciado como um dos melhores livros do género. A sinopse é no mínimo, estranha:

Edgewood is many houses, all put inside each other, or across each other. It’s filled with and surrounded by mystery and enchantment: the further in you go, the bigger it gets. Smoky Barnable, who has fallen in love with Daily Alice Drinkwater, comes to Edgewood, her family home, where he finds himself drawn into a world of magical strangeness. Crowley’s work has a special alchemy – mixing the world we know with an imagined world which seems more true and real. Winner of the World Fantasy Award, Little, Big is eloquent, sensual, funny and unforgettable, a truly Fantasy Masterwork.

Segue-se Mucha, o album de David Soares, Ossvaldo Medina e Mário Freitas:

Baseada na premissa da peça surrealista Rhinocéros, de Eugène Ionesco, “Mucha” é uma extravagância visceral sobre a ameaça de desumanização que pende sobre a cabeça de Rusalka, uma camponesa que se vê, de um dia para o outro, imergida num mundo que insiste em ser uniforme, perigoso e destituído de qualidades.

Depois de Preacher, uma série fabulosa pela sua frontalidade, carregada de ironia, decidi começar outra série do mesmo autor, The Boys. Se em Preacher, Deus era caracterizado como um ser egoísta, preocupado com a adoração da sua criação, em The Boys explora-se a imagem angelical dos super-heróis. No Mundo onde decorre a história, alguns seres humanos possuem super-poderes e reúnem-se num grupo de famosos que ganham a vida através de publicidade da sua imagem imaculada. Mas apesar dos poderes que possuem (e por causa deles), estes seres são antes anti-heróis,  pessoas que deixaram a parte humana algures, e se isolam na masmorra da superioridade.