Traço de Giz – Miguelanxo Prado

IMG_7534

Traços de Giz não é uma obra recente. Publicado em 1993 em Portugal pela Meribérica / Liber, é uma das primeiras obras (senão a primeira) em que o autor explora uma narrativa mais linear ao invés de um conjunto de episódios relacionados para expor uma caracterização social.

IMG_7511

Traço de giz parece, sobretudo, uma obra de homenagem, ou, pelo menos, uma narrativa que assenta na ideia de, A Invenção de Morel de Adolfo Bioy Casares. Tal como neste clássico a acção parece decorrer em dois tempos sobrepostos, um passado e um presente / futuro que se interligam, um inevitável e traçado, claro, enquanto o outro, desconhecedor, é arrastado, desnecessariamente, e cai na mesma inevitabilidade.

A referência é realçada pelo próprio autor que, logo no início, menciona a obra, em conversa (ou monólogo) entre as personagens. A segunda referência literária é a Antonio Tabucchi (com a frase “inutile phare de la nuit”) – cuja obra desconheço mas que me remete para o sentimento de que, apesar das pistas deixadas, não existe, até ao final, conhecimento suficiente para as perceber (mas aqui já entro em deambulações, até porque a frase pode ser, simplesmente, uma referência directa ao farol inútil que existe na pequena ilha).

IMG_7517

Capaz de captar de forma genial a pobreza de espírito ou o pensamento machista que propicia alguns dos episódios, mas também a frustração do tempo que se perde inutilmente nas interacções entre dois possíveis amantes, Traço de Giz é um daqueles álbuns que precisa de duas leituras, à semelhança da sobreposição dos tempos – uma leitura quase inocente (não fosse a referência que nos alerta, dada pelo próprio autor) e uma segunda quando já conhecemos o final do ciclo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s