The Extraordinary Voyage of Jules Verne – Eric Brown

The Extraordinary Voyage of Jules Verne é um pequeno livro publicado pela PS Publishing, da autoria de Eric Brown, uma homenagem a Júlio Verne, considerado um dos pais da ficção científica.

Nesta aventura Júlio Verne é retirado do seu tempo antes de escrever qualquer um dos seus livros, vivendo, ele próprio uma estranha aventura, que mistura viagens no tempo com distopias. Levado para o tempo dos dinossauros por um aventureiro, é capturado por formigas gigantes que se revelam uma inteligente espécie alienígena em luta contra um déspota do futuro que irá condenar o planeta Terra e a humanidade.

A história relembrou-me o recentemente lido Senhor da Guerra dos Céus de Michael Moorcock: uma personagem do passado viaja para o futuro, descobrindo uma sociedade aparentemente mais perfeita, mas que se revela basear na exploração de outras culturas, sob o comando de um tirano. Os dirigíveis são, em ambos os livros, um dos principais meios de transporte civil e militar, e nas duas histórias a humanidade segue um caminho distinto do actual.

Esta é uma história interessante, mas muito abaixo da de Michael Moorcock, com a qual, dadas as semelhanças não pude deixar de comparar ao longo de todas as páginas. Se a personagem principal é Júlio Verne, podia ser outra qualquer, servindo a sua identidade apenas como razão para o terem escolhido na viagem ao futuro, com o intuito de relatar as aventuras do ditador.  Em suma, é engraçado, lê-se bem, mas pouco ou nada traz de novo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.