Dying Inside – Robert Silverberg

Nomeado para os prémios Hugo, Nebula e Locus, Dying Inside é um dos livros mais conhecidos de Robert Silverberg, um dos escritores mais conhecidos e prolíferos de ficção científica.

Dying Inside centra-se em David Selig, um homem que possuiu em tempos um forte poder psíquico que lhe permitia, não só ler pensamentos e emoções, como conhecer toda a vivência e a a aura das pessoas que o rodeavam. Com o decorrer dos anos este poder tão translúcido enfraquece, deixando-o, por vezes, surdo aos pensamentos.  Ainda que possua esta capacidade extraordinária, David nunca concretizou nada de especial com ela, subsistindo pelos trabalhos que vende aos alunos da faculdade.

Melancólico e atormentado pela progressiva perda dos seus poderes psíquicos, David vai recordando os vários episódios que o terão marcado: o encontro com outro ser humano com as mesmas capacidades com quem viveu durante alguns meses, a vivência desconfiada com a irmã adoptiva, ou uma namorada que se distinguiu por ser incapaz de lhe ler os pensamentos.

Uma história interessante pela forma diferente como explora um poder sobrenatural, ao tornar o detentor do poder numa pessoa medíocre ao invés de num herói. David tira prazer do contacto com a aura dos restantes seres humanos, e nunca utilizou as suas capacidades a não ser para seu próprio proveito. O facto de conhecer os pensamentos e sentimentos dos que o rodeiam tornaram-no uma pessoa desconfiada, anti-social e cínica, mas agora que o poder psíquico enfraquece, começa a ser capaz de estabelecer alguns laços emocionais.

Apesar de se centrar num ser humano com um super poder, torna-se bastante diferente das habituais histórias ao se debruçar sobre o lado negro e melancólico. Uma boa leitura ainda que não excelente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.