Fórum Fantástico 2013

Só agora, com o ano a terminar, encontrei vagar para dissertar um pouco sobre o Fórum Fantástico deste ano. Algo que reparei, assim que cheguei, foi na audiência – enquanto que nos primeiros anos, o início da tarde de Sábado era caracterizado por meia dúzia de gatos pingados, este ano, a sala estava cheia. Mesmo.

Entre as apresentações de livros e revistas, houve para mim, três pontos altos: Ian McDonald, Winepink e Dog Mendonça.

Imagem

Ian McDonald é “só” o autor de um dos meus livros favoritos – River of Gods. Mas, ainda que fora do top 10, é responsável por outros excelentes livros de ficção científica como Tendeleo’s Story ou Brasyl (sendo a edição portuguesa a razão para trazer o autor). Simpático e divertido, fez os possíveis para aumentar o envolvimento do público, que, em Portugal se mostra sempre muito acanhado em interagir em qualquer tipo de apresentação (e mal de mim falo).

Seguem-se os projectos portugueses. Winepunk partiu de uma brincadeira envolvendo tecnologia movida a Vinho do Porto, como fonte de energia. A ideia, pouco usual, pareceu desenvolvida com talento e afinco, tendo-me desiludido apenas por não ter já disponíveis os exemplares do primeiro volume do conjunto de contos. Ficou para a história o panfleto de edição limitada e vida curta.

Por último, Dog Mendonça. Chamem popular, chamem o que quiserem. A verdade é que, com conhecimentos no mundo da publicação ou sem eles, a ideia deu frutos e foi reconhecida internacionalmente com publicação na Dark Horse. Foi com entusiasmo que se assistiu ao lançamento da terceira e última aventura de Dog Mendonça, onde estiveram presentes os desenhadores. Continuo a achar que a qualidade das imagens é algo que raramente se vê em edições portuguesas, sendo-nos apresentada uma aventura engraçada e mirabolante, sem pseudo-intelectualismos, o que é refrescante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s