Entre editoras, prémios e concursos, existem várias possibilidades para submeter histórias de ficção e ser pago por isso, ou de, pelo menos, projectarem o vosso trabalho. Para quem gosta de escrever histórias infantis, tem a oportunidade de ganhar 25 mil euros num concurso patrocinado pelo Pingo Doce. Neste caso, não é só para quem escreve, mas também para quem ilustra.

editorial divergencia

Já a Editorial Divergência lança o prémio de mesmo nome, onde oferece 100€ para a melhor obra submetida, que será publicada pela Editora (direitos de autor serão pagos à parte). Independentemente do prémio, a Editora procura manuscritos para publicar, nos géneros fantasia, ficção científica e terror, com mais de 50 000 palavras.

Mas se preferem escrever contos, existem algumas revistas e projectos a aceitar histórias de formato mais curto. A Trasgo pretende pagar aos autores publicados. Têm ainda a Bang!, revista distribuída pelas várias FNAC’s, o que lhe dá uma projecção excelente, ou a Imaginauta, responsável pelo interessante Comandante Serralves, que procura histórias.