Beterraba: a vida numa colher – Miguel Rocha

IMG_3092

Sim, já li este livro há umas semanitas, mas se tardei a comentá-lo não foi porque não gostei, mas sim porque pretendia incluir uma foto a um edifício, na Amadora, cujas paredes possuem imagens alusivas a esta banda desenhada.

IMG_3572

IMG_3554

Beterraba: A vida numa colher apresenta-nos uma vida dedicada a um projecto surrealista, um sonho de grandeza sem meios de concretização, onde aos esforços sem fruto se junta a frustração de não produzir descendência masculina.

IMG_2924

Olegário é o nome do homem em busca do sonho, que tenta, de uma terra inóspita retirar o seu sustento. Mas daquela terra pouco se colhe, a não ser beterrabas que lá se dão bem.

As cores saturadas lembram aquele ambiente do Sul de Portugal onde o sol forte tudo torna encadeante e pouco definido, num excesso de exaltação dos sentidos que irá revelar a obstinação de Olegário.

IMG_2942

Com mais filhas do que conseguimos contar, o tão ambicionado herdeiro masculino há-de vir, mas não da forma que se espera – até porque as raparigas foram educadas no meio deste deserto de beterrabas, e pouco ou nada sabem da convivência com outros.

IMG_2948

Esta não é a história de um único homem, mas uma história demasiado comum de esforços vãos em demandas iludidas de intuito grandioso, objectivos demasiado elevados e pouco pensados.

Um pensamento sobre “Beterraba: a vida numa colher – Miguel Rocha

  1. Pingback: Últimas aquisições | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s