teatro das compras

Do que se trata? De vários pequenos espectáculos que vão decorrendo nalgumas lojas da baixa lisboeta nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 deste mês. Este ano as narrativas associadas a cada uma destas lojas mais emblemáticas foram criadas por Afonso Cruz, João Tordo e Joana Bértholo. Deixo-vos o detalhe que se encontra disponível no programa das festas de Lisboa (páginas 48 e 49):

Três autores, 11 histórias, 13 intérpretes em 11 lojas formam a sétima edição do Teatro das Compras, um projecto de criação de espectáculos de pequena dimensão em algumas das lojas mais antigas e emblemáticas da baixa pombalina lisboeta.

Todos os anos, essas lojas são inspiração de autores portugueses que criam, a partir das suas memórias e da sua identidade histórica, cultural e comercial, narrativas para cada uma delas. Actores, bailarinos e músicos dão corpo e voz a esses textos, transformando as lojas tradicionais em pequenos palcos onde se misturam funcionários reais e intérpretes, e histórias reais e fictícias, contadas aos clientes habituais e aos espectadores
fiéis do Teatro das Compras.

Este ano, haverá um jantar-espectáculo interpretado pelas personagens das várias peças, a partir da história criada em conjunto pelos três autores convidados. O passado e o presente juntam-se, contando os últimos 100 anos de vida da baixa pombalina, também ela parte da história da cidade de Lisboa, espreitada e vivida através destas montras.

(detalhe das lojas envolvidas e dos horários, no programa oficial)