Apesar de publicado isoladamente, The Bookseller’s Tale é uma das histórias que compõe um volume maior denominado Clockwork Lives, um livro de contos Steampunk ao qual talvez dê oportunidade após ler esta história.
Não sendo a mais bem escrita história lida nos últimos tempos, consegue ser uma das histórias com que mais simpatizei, principalmente pelas personagens descritas – um casal que se conhece por causa do seu gosto pelos livros e que torno os livros o centro da sua vida ao adquirir uma livraria.
Apesar de enorme, a livraria esconde possibilidades infinitas de leitura ao possuir um portal que permite a viagem entre várias realidades paralelas, sendo que, no destino existe sempre uma nova livraria com novos livros, obras que foram perdidas na realidade original e que persistiram, ou livros que apenas nas outras realidades foram publicados.
Claro que o paraíso não é eterno, e é esse mesmo portal que se irá transformar no pesadelo para o casal, transformando o conto fantástico numa história agridoce e melancólica – uma história que, sem ser excepcional, me encantou.
