Living Will (Vol. 1-5) – André Oliveira, Joana Afonso e Pedro Serpa

IMG_7173

Há já algum tempo que queria comprar os volumes desta história mas, só na minha última passagem pela Leituria é que encontrei o primeiro. Tendo lido os cinco volumes de seguida, não faz sentido comentá-los separadamente.

A premissa não é original – aliás, até é bastante comum, mas é o tom da narrativa e a envolvência caricata das personagens que transforma Living Will numa leitura interessante e particularmente humana.

IMG_7245

A história centra-se num velhote que, tendo perdido a esposa há uns anos e, agora, o cão, não vê grande razão para continuar a viver. Mas o seu corpo persiste sem grandes maleitas pelo que lá arranja um objectivo para os dias que lhe restam – recordar os pontos da sua vida pelos quais tem arrependimento e tentar redimir-se.

As reacções que procura poucas vezes são as esperadas – um amigo que agora está catatónico e com o qual já não pode reatar normalmente a amizade, um casal amigo a quem terá destruído o sonho que mantém rancor, ou uma prima a quem atribuiu uma importância maior na sua vida do que ela lhe atribuiu a ele.

IMG_7258

A cada etapa o velhote oscila entre a leveza de se conseguir expiar de um mau momento, o peso de ver renovado o sentimento de culpa ou o rancor de um afastamento substituído pela frustrante (e horrível) indiferença.

Sem necessidade de detalhar as situações passadas (e dando apenas pequenas pistas que permitem delinear o que ocorreu) Living Will apresenta um retrato da vida pela perspectiva de um idoso solitário que perdeu a esposa: uma sobrevivência sofrida sobrecarregada pelo arrependimento.

IMG_7264

Para além da história do velhote, vamos assistindo aos episódios trágicos de outras personagens que o rodeiam, episódios que ainda lhes assombra a memória, detalhe que confere densidade e ajuda a cativar ainda mais o leitor, complementado pelas imagens expressivas de Joana Afonso.

Agora só resta aguardar, ansiosamente, pelos dois últimos volumes.

 

Um pensamento sobre “Living Will (Vol. 1-5) – André Oliveira, Joana Afonso e Pedro Serpa

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Julho de 2016 (1) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s