Living Will (Vol. 1-5) – André Oliveira, Joana Afonso e Pedro Serpa

IMG_7173

Há já algum tempo que queria comprar os volumes desta história mas, só na minha última passagem pela Leituria é que encontrei o primeiro. Tendo lido os cinco volumes de seguida, não faz sentido comentá-los separadamente.

A premissa não é original – aliás, até é bastante comum, mas é o tom da narrativa e a envolvência caricata das personagens que transforma Living Will numa leitura interessante e particularmente humana.

IMG_7245

A história centra-se num velhote que, tendo perdido a esposa há uns anos e, agora, o cão, não vê grande razão para continuar a viver. Mas o seu corpo persiste sem grandes maleitas pelo que lá arranja um objectivo para os dias que lhe restam – recordar os pontos da sua vida pelos quais tem arrependimento e tentar redimir-se.

As reacções que procura poucas vezes são as esperadas – um amigo que agora está catatónico e com o qual já não pode reatar normalmente a amizade, um casal amigo a quem terá destruído o sonho que mantém rancor, ou uma prima a quem atribuiu uma importância maior na sua vida do que ela lhe atribuiu a ele.

IMG_7258

A cada etapa o velhote oscila entre a leveza de se conseguir expiar de um mau momento, o peso de ver renovado o sentimento de culpa ou o rancor de um afastamento substituído pela frustrante (e horrível) indiferença.

Sem necessidade de detalhar as situações passadas (e dando apenas pequenas pistas que permitem delinear o que ocorreu) Living Will apresenta um retrato da vida pela perspectiva de um idoso solitário que perdeu a esposa: uma sobrevivência sofrida sobrecarregada pelo arrependimento.

IMG_7264

Para além da história do velhote, vamos assistindo aos episódios trágicos de outras personagens que o rodeiam, episódios que ainda lhes assombra a memória, detalhe que confere densidade e ajuda a cativar ainda mais o leitor, complementado pelas imagens expressivas de Joana Afonso.

Agora só resta aguardar, ansiosamente, pelos dois últimos volumes.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.